Call of Duty: Modern Warfare mergulhado em controvérsia devido à exclusividade PS4 de Survival
A Infinity Ward diz que é uma decisão dos executivos.
Call of Duty: Modern Warfare apresentará o modo Spec Ops Survival como exclusivo da PlayStation 4, segundo revelado ontem pela Activison.
O modo, revelado no trailer da campanha, será exclusivo PS4 até 1 de Outubro de 2020 - visível aos 2:17 no vídeo em baixo, o que parece encaixar na definição de "entusiasmante vantagem para os jogadores PS4" que a Activision prometeu na semana passada.
Como seria de esperar, os jogadores na Xbox One e PC não ficaram nada contentes e o subreddit de Modern Warfare está repleto de queixas de jogadores frustrados com a decisão.
Modern Warfare é o primeiro jogo da série com crossplay e não apresentará o habitual Season Pass - para não dividir a comunidade. Além disso, a Infinity Ward disse que os conteúdos gameplay pós-lançamento seriam lançados ao mesmo tempo em todas as plataformas.
No entanto, o acordo de exclusividade entre a Sony e a Activision parece ter-se focado no modo Spec Ops, que ficará disponível na Xbox One e PC um ano depois do lançamento, no final de vida deste Modern Warfare e quando um novo jogo estiver a chegar às lojas.
Taylor Kurosaki da Infinity Ward reagiu às queixas dos jogadores sobre a exclusividade PS4 do Survival Mode em Spec Ops e diz que é uma decisão vinda do topo e fora do seu controlo.
A Infinity Ward está a levar com os tiros da comunidade após a revelação, mas Kurosaki diz que este tipo de negócios são feitos entre as editoras que controlam os estúdios.
Kurosaki diz que a IW simplesmente tentou criar o melhor Call of Duty possível e compreende a frustração da comunidade.
"Damos o nosso MELHOR todos os dias para dar aos nossos jogadores a melhor experiência possível," diz Kurosaki.
"Existem decisões, que estão acima dos nossos salários, que terão de ser consideradas. Compreendo os teus sentimentos, mas isto é muito melhor do que outras coisas que vi."
Actualmente, a comunidade está a debater o Survival e os conteúdos que a vertente Spec Ops de Modern Warfare apresentará no lançamento. Kurosaki diz que Survival é apenas uma ínfima parte de Spec Ops e a única exclusividade.
Survival é apenas "1% do jogo", diz Kurosaki, e "os outros 99% é simultâneo no mesmo dia para todas as plataformas".
"Prefiro que todos joguem 99% do conteúdo ao mesmo tempo do que 100% do conteúdo mais tarde."
Esta não é a primeira vez que um estúdio envolvido no desenvolvimento de jogos Call of Duty revela tensão com a Activision pois já em 2018, no lançamento de Black Ops IIII, a Treyarch confessou que não estava totalmente de acordo com os planos da Activision para o jogo. Black Ops IIII é visto como um jogo com gameplay sólido, mas afectado por micro-transacções, caixas de loot e uma agressiva monetização.
Após a revelação da exclusividade, instalou-se a controvérsia numa comunidade que estava encantada com o jogo após a beta. As preocupações que Modern Warfare seja monetizado agressivamente e que até receba um Season Pass pós-lançamento permanecem.