Canção pop japonesa que critica Assassin's Creed Shadows é um estrondoso sucesso!
Tem quase 1 milhão de visualizações!
Uma canção pop japonesa lançada recentemente, intitulada Why Yasuke, despertou uma extraordinária atenção e controvérsia ao fazer troça do próximo jogo da Ubisoft, Assassin's Creed Shadows, pela sua representação de Yasuke, uma figura histórica, e pelas alegadas derrapagens em relação à história japonesa. A canção, lançada no dia 6 de julho, já obteve mais de 919.000 visualizações no YouTube.
A letra de Why Yasuke, traduzida através de legendas em inglês no YouTube, exprime ceticismo e crítica em relação à decisão da Ubisoft de apresentar Yasuke, um samurai africano que serviu sob o comando do senhor da guerra japonês Oda Nobunaga, como personagem central do jogo. A canção questiona a exatidão histórica e a autenticidade da representação de Yasuke e de outros elementos da história japonesa no jogo.
Para além da versão japonesa, uma versão inglesa da canção foi publicada a 9 de julho por um utilizador diferente, acumulando rapidamente mais de 146.000 visualizações. Estes factos demonstram ainda mais o interesse internacional e a controvérsia em redor da representação de Yasuke no jogo.
O lançamento da canção também chamou a atenção do político japonês Satoshi Hamada. Hamada indicou a sua intenção de levar a questão das imprecisões históricas do jogo e da representação de Yasuke à Dieta Japonesa, o órgão legislativo do Japão. Este desenvolvimento sugere que a contestação pode estender-se para além da cultura popular, entrando em discussões políticas e legislativas.
Com o lançamento de Assassin's Creed Shadows a aproximar-se, continua a intensificar-se a discussão sobre a sua representação histórica e o retrato de Yasuke.