Capcom publica documentário de Street Fighter - completo no YouTube
30 anos dissecados em 3 grandes partes.
A série Street Fighter quase dispensa introduções. Criada no final dos anos oitenta pela Capcom, depressa ganhou um estatuto e relevância entre a comunidade de jogadores naquela época, sobretudo na cena arcade. Com o lançamento de Street Fighter II, já nos anos noventa, a franquia alcançou um estatuto de ícone da cultura pop, ao mesmo tempo que contribuiu para o desenvolvimento do género "fighting games".
Se hoje muitos jogos existem num género que vai conhecendo novas franquias, lutadores e mecânicas, grande parte da sua existência se deve à capacidade dos produtores da Capcom em levarem por diante a ideia dos jogos de luta. Street Fighter conheceu diversas iterações ao longo da sua história, comemorando hoje, com o lançamento de Street Fighter V Arcade Edition, 30 anos de existência.
Para assinalar a efeméride, a Capcom publicou um documentário na plataforma YouTube, no dia de ontem. O documentário está dividido em 3 partes. A origem da série, na primeira parte, o desenvolvimento até à era moderna na segunda fase e, por fim, o actual momento da série, com particular foco sobre a comunidade.
Street Fighter está bem e recomenda-se. A celebrar 30 anos, esta semana a Capcom lançou uma edição comemorativa da série, multiplataformas, assegurando vários jogos da série, desde o primeiro até Street Fighter III Third Strike (aguardem pelo nosso veredicto à colectânea). Curiosamente, é com um duelo entre Daigo Umehara (The Beast) e Justin Wong, no célebre desafio EVO no qual ambos disputavam um combate de Third Strike, que começa o documentário. Pela paixão, emoção e mestria é um momento inolvidável. Vejam tudo porque vale bem a pena.