Passar para o conteúdo principal

Carl Sagan queria fazer um videojogo

Documentos revelam que cientista estava interessado no meio.

Se Carl Sagan fosse vivo, ontem teria feito oitenta e um anos. Sagan era um famoso astrónomo e cientista norte-americano. Ele era conhecido por uma série de coisas, e se as estrelas estivessem alinhadas da forma correcta, podia também ter sido conhecido como criador de videojogos.

Segundo relatos do Kotaku, por entre os documentos pessoais de Sagan que se encontram na Livraria do Congresso dos Estados Unidos, há uma ideia para um videojogo. O famoso cientista tentou fazer algo semelhante ao seu livro Contact, onde no qual fala sobre o contacto com a vida extraterrestre.

"A questão é como desenhar um videojogo caseiro que possa ensinar muito sobre astronomia num contexto tão entusiasmante quanto os videojogos violentos. Se o objectivo depender do reconhecimento de padrões, a geografia geral da Via Láctea pode ser ensinada de forma expedita. O tamanho da galáxia torna-a numa arena natural para um jogo onde no qual algo está perdido e deve ser encontrado," assinala o documento escrito por Carl Sagan.

O jogo de Sagan teria sido um título onde os jogadores teriam de encontrar a civilização mais jovem da galáxia "para ajudá-la antes que se auto-destrua". O cientista pensou em dividi-o em 2 jogos - Contact 1 e Contact 2 - ou fazê-lo num só jogo com 2 modos de jogo.

Cabe destacar que Sagan teve esta ideia em agosto de 1983, ano em que a indústria dos videojogos colapsou nos Estados Unidos, e dois anos antes de Contact ter sido publicado. Dito isto, é possível que o cientista tenha decidido colocar estas ideias no livro ao ver o pouco interesse que as pessoas tinham pelos videojogos na altura.

Lê também