Passar para o conteúdo principal

Carmack: "Xbox 360 é a melhor plataforma para jogos"

No entanto ele admite que a PS3 tem mais vantagens.

O director técnico da Id Software, John Carmack, disse que é mais fácil aproveitar o hardware da Xbox 360, mas que a PS3, na teoria, tem certas vantagens que podem ter um papel preponderante no futuro.

"O que vocês podem dizer claramente, e sem conseguir arranjar muitos argumentos, é que é muito mais fácil de desenvolver na 360, é mais fácil de obter o seu máximo desempenho, e o seu GPU é geralmente mais rápido do que o da PS3," disse Carmack à Eurogamer durante o evento QuakeCon.

"Vocês podem desenvolver um jogo em que a PS3 seja a plataforma superior, mas para isso têm que desenvolvê-lo de uma forma diferente da habitual. Se forem desenvolver um jogo da forma como as pessoas fazem jogos hoje em dia, a 360 é a melhor plataforma."

O debate sobre os pontos fortes e diferenças entre as consolas da Microsoft e da Sony, surgiu ainda antes delas terem sido lançadas no mercado, mas quem melhor do que Carmack para julgar o hardware, uma vez que ele estudou o hardware das duas consolas até à exaustão.

Questionado sobre as forças de cada uma delas, Carmack explicou que enquanto a 360 é mais fácil, a PS3 tem o seu potencial escondido. "Na teoria, se fizerem muitas simulações, vão ter uma melhor performance no processador Cell do que nos processadores da Xbox 360, mas isso é na teoria.

"O facto do Blu-ray ter ganho a guerra de formatos deu à Sony um grande trunfo, e depois vemos casos como o que estamos a ter agora onde temos espaço extra devido ao Blu-Ray e vemos que isso pode ser uma coisa útil para nós, sobrepondo-se aos facto do hardware não ser tão bom em termos do que podemos fazer com o processamento."

Uma das coisas que ele quis salientar sobre os sistemas é que eles são ambos muito bons. " É por isso que em qualquer altura as pessoas fazem comentários de uma ou de outra forma sobre as consolas, é fácil deixar de lado o facto de que isto é o melhor que alguma vez foi feito em qualquer geração."

Lê também