Casa Branca faz compilação de jogos violentos
Foi mostrado na reunião de Trump com membros da indústria.
Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos da América, já se reuniu com os membros da indústria dos videojogos para discutir a violência em alguns títulos da indústria.
Para enfatizar o seu ponto de vista, foi mostrado uma compilação de videojogos violentos em vídeo, que inclui o infame nível "No Russian" de Modern Warfare, em que é possível matar inocentes num aeroporto.
O vídeo está publicado no canal oficial da Casa Branca no Youtube, embora não esteja listado. Na reunião, uma das medidas resultantes do tiroteio numa escola de Parkland, Florida, o presidente insistiu que "alguns estudos indicaram que existe uma correlação entre violência nos videojogos e violência real" (via Kotaku).
"A conversa centrou-se na questão se os videojogos violentos, incluindo jogos que simulam mortes graficamente, dessensibilizam a nossa comunidade para a violência," disse a Casa Branca numa declaração.
Nenhuma medida contra os videojogos violentos resultou da reunião. Não ficou claro se haverá mais reuniões futuramente ou se a Casa Branca tem intenções de continuar a associar os videojogos violentos aos massacres nas escolas.
A associação de videojogos violentos a massacres não é novidade e a discussão volta a acontecer sempre que há tiroteios com grande destaque nos meios de comunicação, no entanto, não está provado que os videojogos violentos têm de facto a capacidade de tornar uma pessoa violenta a longo prazo.
Há estudos que detectaram um aumento de violência temporária depois de jogar videojogos violentos, mas o efeito desaparece rapidamente.