Casal obrigado a pagar $12 milhões à Nintendo por gerirem sites de ROM
Medidas anti-pirataria.
Um casal de Arizona, nos Estados Unidos da América, foi ordenado a pagar $12.3 milhões (algo como 11 milhões de euros) por causa dos seus sites onde apresentavam ROMs piratas.
Jacob e Cristian Mathias admitiram que não respeitaram direitos legais e marcas registadas ao manter sites como LoveROMS.com e LoveRetro.co até Julho de 2018, quando a Nintendo decidiu agir.
Registados pela Mathias Designs, os sites ofereciam versões pirata dos mais populares jogos da Nintendo - incluindo Mario Kart 64, Donkey Kong Country, Pokémon Yellow e Super Mario World.
Quando a Nintendo ameaçou tomar medidas legais, os sites ficaram offline e apresentavam apenas uma mensagem de manutenção.
A elevada quantia apresentada, descoberta pelo TorrentFreak, poderá ser vista como um exemplo para impedir outros de tentar o mesmo.
De momento, não foi esclarecido se o casal terá mesmo de pagar este valor ou se negociará nos bastidores uma quantia muito menor.
Isto é uma grande vitória para a Nintendo que além de remover os sites, conseguiu que o casal admitisse a culpa e concordaram em pagar compensações à companhia.
Ao entrar em LoveROMs.com apenas encontrarás um pedido de desculpa à Nintendo:
"O nosso site, LoveROMS.com/LoveRetro.co, oferecia e corria anteriormente cópias não autorizadas de jogos Nintendo, uma violação dos direitos e registos legais da Nintendo. LoveROMS.com/LoveRetro.co reconhece que causou danos à Nintendo, parceiros e clientes ao oferecer cópias ilegais de jogos Nintendo e concordou em cessar todas as actividades. Para aceder a jogos Nintendo de forma legal, visita www.nintendo.com para mais informações sobre a Nintendo Game Store."