Castlevania comemora 25 anos
A caça infindável aos vampiros.
Depois de Zelda, Dragon Quest e Metroid eis que chegou a vez de mais uma série mítica comemorar os seus 25 anos.
Foi no longínquo dia 26 de setembro de 1986 que foi lançado o primeiro Castlevania para o Famicom Disk System no Japão. Apesar de ter demorado mais de dois anos até que o jogo da Konami chegasse à Europa na NES, as aventuras da família Belmont tornaram-se rapidamente numa série de culto.
Claramente inspirado no romance de Bram Stoker, no jogo encarnávamos Simon Belmont, caçador de vampiros que deveria atravessar o castelo do famoso conde Drácula. Ao longo da aventura o jogador fazia uso do seu lendário chicote onde teria que eliminar os mais diversos inimigos num título de ação e plataformas composto por seis níveis.
Uma música que ficava no ouvido e um desafio grandioso fez com que este jogo se tornasse num grande sucesso a nível mundial, resultando em várias edições para Commodore 64, PC, Game Boy Advance e mais recentemente para a Virtual Console da Wii.
A série desde então não parou de crescer e já conta com quase trinta jogos. No entanto destacam-se alguns como Symphony of the Night, que foi lançado na PlayStation e é considerado por muitos como o melhor Castlevania de sempre. Nos quadros de honra ficam também os fantásticos Aria of Sorrow e Super Castlevania IV, lançados, respectivamente, no Game Boy Advance e Super Nintendo.
Apesar de para alguns já não ter a força de outrora, Castlevania continua a ter um lugar de destaque no mundo dos videojogos. Veremos se a Konami tem algo preparado para este aniversário.