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CD Projekt: Indústria explora demasiado os jogadores

Estúdio de The Witcher opõe-se aos DLC pagos.

Os conteúdos adicionais gratuitos estão a tornar-se cada vez mais uma raridade, existindo uma maior aposta das editoras nos DLC pagos e já planeados, e por vezes até prontos, antes do lançamento de um jogo.

A CD Projekt, a produtora da série The Witcher, mostrou-se contra esta prática numa entrevista com o Gamasutra, comentando que "vê a indústria a inclinar-se para uma exploração excessiva do jogador". A longo prazo, "as pessoas vão parar de comprar os jogos" das editoras com este modelo de negócio.

A CD Projekt prefere disponibilizar gratuitamente os conteúdos adicionais, apesar da editora do primeiro The Witcher não ter gostado nada da ideia.

"Tivemos muitas discussões com a Enhanced Edition do The Witcher 1. Era diferente porque tínhamos um acordo de publicação, enquanto que agora temos um acordo de distribuição. Quando tínhamos o acordo de publicação, fomos à editora e dissemos, 'Temos esta ideia de não pagar nada por todas estas coisas e novos conteúdos, vamos dá-los de graça. O que acham disto? A editora ficou espantada e disse, "Whoa! Vamos cobrar 10 dólares! 10 euros! Mas nós acreditávamos que íamos vender mais unidades se fosse de graça," disse Marcin Iwinski, co-fundador da CD Projekt.

"E quando lançamos os conteúdos de graça, vimos um aumento nas vendas com a Enhanced Edition porque criou boa vontade e refresca o produto," acrescentou Iwinski.

Com The Witcher 2 a CD Projekt voltou a fazer o mesmo. Todos os conteúdos adicionais foram gratuitos.

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