CD Projekt RED vítima de ransomware
"You have been EPICALLY pwned!"
A CD Projekt RED, companhia polaca catapultada para a fama com The Witcher 3: Wild Hunt em 2015 e que recentemente lançou o controverso Cyberpunk 2077, foi vítima de um ataque cibernético, do qual resultou o roubo de dados.
Este ataque conhecido como "ransomware", resulta no roubo e sequestro de informação informática, que poderá ser recuperada se a vítima aceitar pagar o resgate e recuperar tudo o que foi roubado. Neste caso, a CD Projekt RED não revelou quanto dinheiro estão a pedir e mostra uma mensagem do criminoso, na qual apenas pede para ser contactado.
A ameaça é a venda ou divulgação do código original de jogos como Cyberpunk 2077, The Witcher 3, GWENT e a versão não lançada de The Witcher 3, juntamente com documentos confidenciais sobre contabilidade e administração da CD Projekt RED.
Foi a própria companhia que partilhou nas redes sociais ter sido alvo de um ataque informático, do qual já está a dar os primeiros passos para recuperar, começando com o restauro dos dados e a segurança da infraestrutura informática. A CD Projekt RED confirma que não foram roubadas informações pessoais dos utilizadores e que já está a trabalhar com as autoridades competentes para encontrar o culpado.
"Não vamos ceder às exigências ou negociar com o responsável, cientes que isto eventualmente poderá originar a revelação de informação confidencial. Estamos a tomar os passos necessários para mitigar as consequências de tal divulgação, particularmente ao contactar quaisquer partes que possam ser afetadas devido a esta falha," informa a companhia.