CEO da Activision reticente quanto à PS4 e nova Xbox
Acredita que podem enfrentar mesmos problemas que a Wii U.
Bobby Kotick, CEO da Activision, revelou as suas incertezas em redor da próxima geração de consolas e da reacção dos consumidores.
Existe muita atenção colocada na Microsoft e na Sony em 2013 pois a chegada das suas novas máquinas é algo aguardado com grande expectativa, segundo muitos vem dar o necessário "abanão" que a indústria precisa para mover interesse do consumidor e vendas.
No entanto, factores como a economia global e o aparecimento de plataformas inesperadas como os smarpthones e os tablets podem tornar a previsão do futuro ainda mais difícil. Que o diga Kotick que continua incerto quanto a estas duas novas máquinas.
"Ainda existem factores desconhecidos, tais como preço, datas de lançamento e quantidades, o nível de suporte interno e, mais importante, intenção de compra do consumidor num mundo no qual as consolas não estão mais a competir umas com as outras, mas também com novas plataformas, tais como smartphones e tablets."
A Nintendo culpa as fracas vendas da Wii U na confusão dos consumidores e na falta de produtos internos de alto perfil mas será que é esse o caso? Kotick acredita que a Sony e Microsoft terão os mesmos problemas que a Nintendo mas a segunda metade de 2013 poderá ser ainda mais difícil que o final de 2012.
"Apesar de termos um sólido início de ano, acreditamos agora que os riscos e incertezas na segunda metade de 2013 são um desafio maior do que inicialmente previsto, especialmente na altura do Natal. A mudança nas datas de lançamento de produtos concorrentes, o lançamento desanimador da Wii U, incertezas a respeito das consolas de nova geração, e declínio nos subscritores do nosso World of Warcraft levantam problemas, assim como continuados desafios na economia global."
A Activision acredita que este final de ano será ainda mais difícil para os estúdios e editoras principalmente quando pensam no que irá acontecer assim que o efeito de lançamento das novas consolas passar, depois da época natalícia.