CEO da Saber Interactive critica jogos modernos: Cheios de mensagens moralistas
Defende o regresso aos jogos focados na diversão.
Matthew Karch, CEO da Saber Interactive e produtor de Warhammer 40,000: Space Marine 2, manifestou a sua frustração com a indústria dos videojogos, criticando o que considera serem tentativas exageradas de transmitir mensagens morais através dos videojogos. A opinião de Karch foi partilhada através de um comentário num vídeo no canal do YouTube Asmongold TV, conforme noticiado pelo That Park Place.
Karch referiu que quando assinou o contrato para a produção de Space Marine 2, o seu principal objetivo era criar um jogo que recuperasse a essência dos clássicos, algo que descreveu como “old school”. Mencionou que muitos dos jogos actuais são excessivamente complexos e requerem um grande investimento de tempo, algo que contrasta com a simplicidade e diversão dos jogos do passado. Como exemplo, citou Halo, no qual trabalhou anteriormente, recordando como a jogabilidade simples mas viciante foi fundamental para o sucesso do jogo.
O produtor também manifestou a sua esperança de que jogos como Space Marine 2 e Black Myth: Wukong possam iniciar um movimento de regresso a jogos centrados na diversão e na imersão, sem a necessidade de mensagens profundas ou moralistas.
Karch também lamentou a sua experiência durante o tempo em que foi diretor de operações no grupo Embracer, dizendo que muitos dos jogos que viu deixaram-no desanimado devido ao excesso de mensagens e tentativas de impor uma moral aos jogadores.
Nas suas palavras finais, Karch reforçou a ideia de que os jogos devem ser sobre “diversão, adrenalina e pura imersão”, sem que os jogadores precisem de ser bombardeados com lições de moral, terminando a sua crítica ao estado atual da indústria dos jogos.
Na nossa análise a Warhammer 40,000: Space Marine 2: "Warhammer 40000: Space Marine 2 é uma sequela repleta de ação, com centenas de criaturas a preencherem o ecrã. A história pode ser confusa para novatos neste universo, mas é colmatada por um gameplay viciante."