CEO da Sony enaltece jogos na nuvem mas alerta para alguns problemas
"As dificuldades técnicas são altas.”
O executivo-chefe da Sony, Kenichiro Yoshida, alertou que os jogos em nuvem são tecnicamente "muito complicados", mas a empresa está pronta para enfrentar o desafio.
De acordo com informações do VGC, Kenichiro Yoshida revelou que a Sony está à procura de "várias opções" para, no futuro, fazer stream de títulos da PlayStation pela Internet.
“Acho que a nuvem em si é um modelo de negócios incrível, mas quando se trata de jogos, as dificuldades técnicas são altas”, disse Yoshida, citando a latência, que se refere ao tempo que leva para que uma ação inserida no comando seja refletida no ecrã, como o maior problema. “Portanto, haverá desafios para os jogos em nuvem, mas queremos enfrentar esses desafios.”
O chefe da Sony mencionou ainda algo a que chamou de "períodos negros" - nomeadamente as horas ao fim da tarde em que o tráfego é mais alto - e como isso significa que os servidores ficam parados durante o dia, o que acaba por ter um custo elevado. Claro está, os períodos de maior tráfego poderão também criar mais problemas para os jogadores.
A Sony foi capaz de usar essas horas mais silenciosas para permitir que o GT Sophy aprendesse a vencer os concorrentes humanos. "O período negro dos jogos em nuvem foi um problema para a Microsoft e para a Google, mas foi significativo podermos usar essas horas [mais silenciosas] para a aprendizagem da IA", disse Yoshida.
A PlayStation tem “planos agressivos” para os jogos na nuvem, de acordo com o chefe da PlayStation, Jim Ryan, cujos detalhes ele afirma serão revelados nos próximos meses.
Gostavas que a Sony apostasse em jogos para a nuvem?