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CEO da Unity pede desculpas após insultar produtoras

Lamenta a escolha de palavras.

John Riccitiello, CEO da unity, pediu desculpas aos produtores que insultou numa entrevista dada ao PocketGamer.biz esta semana, lamentou a escolha de palavras e promete fazer melhor da próxima vez que surgir numa entrevista.

Riccitiello foi questionado sobre a resistência de algumas produtoras à ideia que a monetização deve ser pensada nas fases iniciais do desenvolvimento e pensada como parte do processo criativo do jogo. O CEO da Unity respondeu que adora os criadores de jogos, mas quem resiste a essa ideia é um idiota do ca****o.

Quando esta resposta explodiu nas redes sociais e nos sites de notícias, Riccitiello disse que a sua resposta foi tirada do contexto para um completo clickbait. No entanto, ontem partilhou um longo pedido de desculpas.

"Quero falar do que disse na entrevista e no meu tweet de reação. Vou começar por pedir desculpas. A escolha de palavras foi rude. Lamento. Estou a ouvir e farei melhor," começou por dizer o CEO da Unity, um veterano desta indústria.

Riccitiello passou então a explicar o que realmente estava a pensar na entrevista e o que devia ter dito se tivesse mais cuidado.

"Primeiro, tenho grande respeito pelos produtores de jogos. Fazem um trabalho espantoso. A criatividade pode ser incrível, seja um AAA de consola, mobile ou jogo indie, desenhado para ser jogado por milhões. Ou um projeto criativo, um jogo feito apenas pela pura alegria."

"Segundo, algo que eu vi é que a maioria dos criadores de jogos trabalham imenso e querem que as pessoas joguem o seu jogo. Que se divirtam com ele. E, quando apropriado, que os jogadores se envolvam profundamente com ele. Para os criadores de jogos com os quais trabalhei mais de perto, existe frequentemente ansiedade sobre se os jogadores vão amar o jogo e apreciar todo o trabalho e amor que colocaram nele."

Em terceiro, diz que por vezes o criador de um jogo apenas quer que alguns amigos gostem do jogo, arte criada apenas por ser arte, enquanto outros querem dinheiro dos jogadores para sobreviver. "Ambas as motivações são nobres."

Em quarto, reconhecendo que falhou em transmitir a sua mensagem, "é que existem formas melhores para os criadores conseguirem perceber mais cedo o que os jogadores pensam dos seus jogos. Para aprender com o seu feedback."

Riccitiello diz que nestes casos, o jogo pode ser ajustado de acordo com os jogadores e que os estúdios podem até nem decidir ajustar o jogo. É precisamente isso que queria dizer, que estão a trabalhar em mais ferramentas para os estúdios perceberem o que os jogadores querem.

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