Champions of Anteria - Passámos algumas horas com este promissor jogo da Ubisoft
RPG de ação ou estratégia em tempo real?
Durante 2014 o jogo Kingdoms of Anteria foi cancelado depois da sua Beta fechada ter recebido mau feedback. Após isso, a equipa da Mihnea Dragoman decidiu voltar com o projeto atrás para que este fosse refeito quase na sua totalidade. Para isso a equipa decidiu re-desenhar o jogo quase desde o 0, livrando-se de muitas características dos seus antecessores da s´wrie "The Settlers".
O jogo tem como conceito inicial um mundo de fantasia onde o visual é virado para o cómico estilo "cartoon", super colorido e agradável. O seu gameplay é mais similar ao estilo de RPG de ação, mas usa ao mesmo tempo um sistema de estratégia. Todos os combates e missões são feitos visto de cima como um RTS, mas a sua jogabilidade junto com alguns mapas fez parecer que estava a jogar com um herói do Warcraft 3.
Em Champions of Anteria, existem cinco elementos básicos no jogo que se sobrepõem em roda, sendo estes: Fogo > Metal > Natureza > Eletricidade > Água e sucessivamente por esta ordem, o anterior vence o próximo.
Cada personagem tem as suas habilidades e com o passar dos níveis poderá desbloquear ainda mais, mas estas terão que ser equipadas e usadas estrategicamente. Em cada batalha o jogar por vezes terá que parar a batalha para que possa decidir os próximos passos com melhor precisão e estratégia.
O facto de que o ambiente irá ajudar nas lutas, este sistema durante as missões demonstra que Champions of Anteria poderá parecer um jogo fácil de pegar, mas difícil de dominar.
Apesar das modificações que o conceito do jogo recebeu desde 2014, Champions of Anteria não descartou completamente o sistema de gestão de aldeia. Para que possamos equipar os nossos heróis com melhores armas, armaduras e items, há que conseguir recursos diariamente. E para isto obviamente precisamos de ferreiros e alquimistas, entre outra mão de obra. Para isso é preciso expandir o território e é aí onde as missões com os heróis entram para conquistar toda a terra de Anteria e proteger a aldeia a todo o custo. O jogo recolhe os recursos automaticamente, o que é uma boa maneira de poupar tempo aos jogadores que estão mais virados para a conquista do que a gestão do seu território.
A cada nível que a aldeia ganha, o nosso edifício principal também evolui, ganhamos outros edifícios para construir e podemos popular mais um pouco do território conquistado.
Para começar a construir em mais territórios será preciso mais níveis e para os ganhar será preciso cumprir missões que felizmente são de uma maneira não linear. Ou seja, o jogo não te obriga a seguir uma linha defensiva, o próprio jogador poderá escolher para que lado quer começar a sua conquista. É um sistema sólido mas poderá futuramente ser melhorado.
A introdução à história é feita de maneira cómica e simples. Nas terras de Anteria é coberta de bandidos e tribos hostis, até que um dia três viajantes chegam a uma vila em ruínas e decidem então reconstrui-la e expandi-la. Cada um desses 3 viajantes tem uma breve descrição e história que é contada de uma maneira muito breve com imagens animadas e de uma maneira bem disposta.
Cada personagem jogável de Champions of Anteria tem o seu visual feito de maneira a combinar com o seu tipo de habilidades, elemento e personalidade como por exemplo Baltasar que é um pistoleiro que usa o elemento de fogo e mostra uma personalidade um pouco convencida.
A experiência de Champions of Anteria poderá ser uma totalmente diferente da serie "The Settlers", mas não deixará de ter aquela pequena semelhança. Mas só o tempo dirá se poderemos entre tanto ver um jogo ainda mais polido tanto em termos de gameplay como graficamente quando este estiver disponível no dia 30 de Agosto.