Chega de jogos de $200 milhões com forte risco de falhar
Diz criador de Ori.
Thomas Mahler, conhecido como a principal face da Moon Studios, aclamada globalmente com os jogos Ori, acredita que está na hora da indústria abrandar com as mega produções de $200 milhões desenvolvidas debaixo de enorme pressão, com enorme risco de falhar.
“Algumas pessoas vão dizer que sou maluco, talvez seja, mas já falei disto: por uma vez, não gastem $200 milhões no teu próximo blockbuster que pode falhar. Ao invés disso, usa esse orçamento para criar 10 jogos de $20 milhões e ver o que acontece. Quem sabe, até podes produzir o próximo ‘Minecraft’ desta forma!”
Mahler continuo e escreveu: “Não estamos cansados de ver os mesmos velhos jogos FPS com um ajuste anual regurgitado anualmente e repetidamente? Espalha o teu orçamento por génios criativos e alguns deles vão conseguir um sucesso… mas contrata uma fábrica e terás trabalho de fábrica.”
“Há uma razão pela qual os livros não são escritos por equipas de pessoas, apesar de dessa forma conseguires lançar muitas mais coisas se fossem. Pensa no porquê.”
Mahler diz que os videojogos devem ser tratados como arte, com significado e capaz de levantar questões entre quem os joga, expressões artísticas que devem ser feitas pelos criadores, mas entende que muitos não o conseguem devido ao elevado risco financeiro. É por isso que descreve como magia quando um projeto de um pequeno estúdio alcança um enorme sucesso.