China vai receber clone de World of Warcraft
Está a ser preparado pela The9 depois de ter perdido os direitos de World of Warcraft.
A companhia chinesa The9, editora e encarregada de manter vários MMOs no mercado asiático, começou a publicitar o próximo videojogo com o título de World of Fight, um jogo que parece ter muitas semelhanças com o bem sucedido World of Warcraft da Blizzard.
Esta iniciativa parece ser completamente intencional, pois a The9 era a operadora online do MMO da Blizzard na China até há bem pouco tempo. No passado mês de Abril a Blizzard assinou um acordo com a NetEase que inclui os próximos jogos das suas sagas, como Starcraft e Diablo, e decidiu incluir também no acordo World of Warcraft.
Isto parece ter provocado uma reacção de repúdio, segundo as primeiras especulações , na companhia The9, que poderia ter em World of Fight o caminho mais fácil para reter uma parte importante dos seus utilizadores oferecendo-lhes um produto e experiência de jogo semelhante.
Entre as semelhanças encontram-se o desenho artístico das imagens promocionais, o logo, e até o site oficial (wofchina.com contra wowchina.com). Para além disso chegou-se mesmo a referir que as imagens de fundo das ilustrações promocionais foram extraídas directamente de Warhammer Online, sem terem os direitos do videojogo da Mythic.
O analista chinês Zhao Xufeng, entre outros, já falam de um "shanzai", ou seja, de uma imitação, com a intenção de reter jogadores.
De momento a Blizzard ainda não se pronunciou se vai tomar medidas legais. Entretanto a The9 vai continuar a ser a responsável de World of Warcraft até Junho, data em que termina o seu contrato.