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Christmas Nights Into Dreams - Sonho de Natal

A estrela que faltava.

Em contagem decrescente para uma das noites mais especiais do ano, a noite de Natal, trazemos hoje um dos grandes clássicos oriundo da primeira vaga de produções a três dimensões para consolas domésticas: Christmas Nights Into Dreams, da Sonic Team para a saudosa 32-bit Sega Saturn. Não são assim tão comuns os jogos baseados na época natalícia e ainda que alguns deles se liguem a géneros muito distintos, poucos são os que se iluminam como Christmas Nights, um jogo que pode ser visto como um prolongamento ou demonstração do original Nights Into Dreams. Este jogo da Sonic Team é um dos poucos que adere por completo à quadra natalícia e se mostra especial nesta ocasião, carregado de surpresas e adaptado ao relógio interno da consola, proporcionando eventos específicos ao longo do ano, mas especialmente nesta quadra

Estávamos em 1996. A Sega Saturn já estava no segundo ano na Europa, a PlayStation da Sony era uma rival poderosíssima da consola da Sega, com alguma vantagem no desenvolvimento das produções em 3D, embora os produtores da Saturn pudessem obter resultados tão bons ou até melhores quando dedicassem algum tempo extra à produção do jogo. Não é por acaso que muitos dos melhores jogos da Saturn em 3D são títulos "first party". Christmas Nights é um deles. Produzido pela Sonic Team, com 3 grandes figuras ao leme (Yuji Naka o produtor, Naoto Ohshima como director e Takashi Lizuka como designer), Nights into Dreams foi publicado na Europa no Outono de 1996 e logo ganhou destaque pelos seus belos gráficos tridimensionais, muitos efeitos visuais, uma jogabilidade rápida e intuitiva, um design marcante e uma fluidez impressionante.

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"Nights Into Dreams foi publicado como uma experiência original e com uma visão muito diferente daquela que deu origem a Sonic The Hedgehog"

Nights Into Dreams foi publicado como uma experiência original e com uma visão muito diferente daquela que deu origem a Sonic The Hedgehog, muito ancorada na dimensão tridimensional, mas algo próxima em termos de velocidade e fluidez. A Sega pensou em tudo o que podia para favorecer a experiência e lançou até um comando especial juntamente com o jogo, munido de um botão analógico para melhor controlar Nights, a personagem principal, que se destaca pelo seu voo nos mundos de sonho. Com dois gatilhos, botões tradicionais e um analógico, este comando esteve na base do que viria a ser o comando definitivo da Sega Dreamcast, a consola sucessora da Saturn, lançada no Japão em 1998 e um ano depois na Europa.

No final de 1996, em Novembro, a Sega publicou a versão especial Christmas Nights Into Dreams, como forma de promover o original, lançado algum tempo antes. Se fosse hoje, Christmas Nights seria uma espécie de DLC, um conteúdo suplementar que os titulares de Nights teriam de pagar para jogar. Mas como nessa época o assunto nem era ponto de ordem ou notícia, a Sega foi oferecendo a demonstração ou versão especial natalícia de Nights, aos compradores de uma Saturn e jogos. Nalguns países como o Reino Unido o jogo foi lançado numa pequena caixa de cartão, semelhante à das demonstrações e incluído na revista Sega Saturn Magazine. Por cá, a Ecofilmes, distribuidora oficial da Sega, lançou também esta edição, em "bundle" com a Saturn e jogos, afixando-lhe o tradicional selo da garantia Sega.

A Xbox 360 e a PS3 receberam versões em alta definição de Nights, com Christmas Nights como desbloqueável.

Christmas Nights não é um jogo particularmente forte em conteúdo, mas é na ligação ao relógio que se transfigura. Spring Valley, o mundo que pode ser percorrido em quatro diferentes etapas é justamente o mesmo de Nights mas agora com as montanhas cobertas de neve, muitas luzes de natal, árvores, adereços, estrelas, bolas coloridas reluzentes, sinos, argolas com fitas, numa estética muito colorida e acompanhada por temas musicais da quadra (instrumental Jingle Bells). Mas o jogo é muito forte em bónus que nunca vieram com o original, o que torna quase impossível qualificá-lo como uma demonstração. De certa maneira, Christmas Nights é uma edição especial, limitada e a merecer uma revisita em determinadas ocasiões do ano, indicação bem explícita na contracapa do CD-ROM.

Importa lembrar ainda que o Natal de 1996 correspondeu ao lançamento do referencial Mario 64, para a então recém-lançada Nintendo 64, considerado por muitos como um dos melhores jogos de sempre, um jogo de plataformas em três dimensões perfeito, da autoria de Miyamoto e que naturalmente fez a vida mais difícil a Nights e a esta edição especial, que nesse fim de ano fizeram parte dos melhores argumentos da Sega no mercado das consolas.

Ao ligar a Saturn com o disco Christmas Nights no seu interior, destaca-se imediatamente, no canto superior esquerdo, a data e a hora. Dependendo da época, mas especialmente dentro da quadra natalícia e praticamente hora a hora, detectam-se transformações no cenário. Por exemplo, se ligarem o jogo no dia de Natal vão encontrar o pai Natal, no dia de ano novo aparece a mensagem "Feliz Ano Novo", há corações no dia dos namorados e no dia dos enganos em vez de controlarem Nights terão em seu lugar Reala. Mas há outras alterações e dentro da quadra natalícia, dependendo da hora do dia, podem detectar o eclipse lunar às 3 horas da madrugada, os arco-íris, nuvens e confetti ao meio-dia, doces às 15 horas, corações à meia-noite, estrelas brilhantes às 21 horas, um sol fogoso às 7 da manhã depois das luzes do norte uma hora antes. Estes pormenores tornam muito especial o jogo e num tipo de jogabilidade que favorece a total liberdade de movimentos, voo e fluidez num espaço tridimensional, é algo que sobressai imediatamente.

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Podendo jogar com Elliot e Claris, o jogo começa com o desenvolvimento da história, ao mostrar as duas personagens a circular por uma cidade cheia de adereços e motivos de Natal, até que ambas notam a falta da estrela no topo da gigantesca árvore de Natal. Será com a ajuda de Nights, em Nightopia, que os dois terão de recuperar a estrela e devolvê-la à posição que lhe é reconhecida. Decorrendo num só nível, o jogo oferece muitos desbloqueáveis, como música, arte das personagens, tudo através de prendas e até a hipótese de jogar com Sonic the Hedgehog (Sonic the Hedgehog: Into Dreams), no primeiro jogo com um Sonic em verdadeiro 3D antes de Sonic Adventure, em vez de Elliot e Claris nas sequencias que antecedem a passagem de testemunho a Nights. No final o boss é Dr. Robotnick. Muitas surpresas.

Pela dimensão, conteúdo e lançamento, Nights é a obra referência da Sonic Team dentro do ciclo de produções 3D para a Saturn e muito elucidativa do poder tecnológico e capacidade gráfica da consola. Mas com Christmas Nights, a Sega fez um trabalho muito especial para os fãs neste prolongamento temático de Nights, um sonho natalício, com um bom saco de surpresas que se abrem em diferentes momentos do dia e ocasiões especiais desta quadra.

Feliz Natal ;)

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