Passar para o conteúdo principal

Citadel Studios trabalha em MMO com liberdade sem precedentes

Antigos produtores de Ultima Online.

Os Citadel Studios, uma companhia fundada por três antigos produtores de Ultima Online, trabalham actualmente no desenvolvimento de Shards Online, um MMO que promete dar aos jogadores uma liberdade sem precedentes.

Em conversa com a Polygon, Tim Cotten e Derek Brinkmann, definiram o jogo como: "O primeiro player-run MMO, onde os jogadores terão o poder de controlar o seu próprio servidor."

"Os jogadores não estarão mais presos às ideias que os produtores têm para si. Quando o jogo inicia, terás acesso ao servidor, e poderás personalizar esse servidor a vários níveis."

O jogo passa-se no multiverse, onde os jogadores podem viajar por diferentes mundos. Enquanto que todos estão unificados pelas mesmas regras, Cotten referiu que possuem temas diferentes, e que esses temas representam diferentes experiências. Existe um mundo inspirado por fantasia, outro que vem de uma era steampunk ou um outro que oferece um coliseu onde os jogadores podem combater entre si em batalhas PVP.

"Todos estes mundos possuem as suas próprias histórias, é um RPG, por isso é muito acerca do desenvolvimento da personagem. Existe um sistema com diferentes habilidades para aprender, e muitos mundos por onde viajar e que determinam a que características tens acesso."

Cotten disse ainda que a ideia de tornar o mundo altamente personalizável veio do tempo em que trabalharam com Ultima Online, e que tinham que proporcionar eventos periódicos para os jogadores experimentarem.

"Fizemos todo o tipo de coisas engraçadas, e saímos de lá a pensar o que podíamos fazer com as ferramentas modernas."

Shards Online está actualmente em desenvolvimento para Windows, com as versões para Mac e Linux em consideração. É expectável haver uma alpha para o final do ano.

Lê também