Cliff Bleszinski acredita que eventos como a E3 vão acabar
Designer descreve a feira como um grande desperdício de dinheiro.
Cliff Bleszinski, ex-designer da Epic Games que agora está a trabalhar num novo free-to-play que será publicado pela Nexon, acredita que eventos como a E3 têm os dias contados.
Eventos como a E3 são usados pelas editoras e outras companhias para apresentar e promover os seus jogos. Normalmente é na E3 que são apresentadas as novidades para os próximos meses e anos seguintes, mas a maior feira do mundo é a Gamescom, que ao contrário da E3 está aberto ao público.
"É um modelo que eventualmente vai morrer"
O designer foi à E3 deste ano sobretudo para estabelecer contactos, mas chegou à conclusão que "é um grande desperdício de dinheiro. É um modelo que eventualmente vai morrer" (via VentureBeat).
"Vejo os produtores a matarem-se para mostrar as demos em palco, o que é um ponto discutível neste mundo de nova ordem ao qual pertencemos," continuou.
Bleszinski está confiante que o tempo que passou ausente da indústria (cerca de dois anos) permitiu-lhe alcançar uma perspetiva diferente e descobriu que os free-to-play são o caminho a seguir.
Para o seu novo jogo, nome de código Bluestreak, o designer quer, em termos de design, criar sistemas semelhantes aos encontrados nos jogos da Blizzard, que têm incrível profundidade.
"Joguei muito Hearthstone recentemente, e sei que apenas arranhei a superfície após dezenas de horas. Isto remete para os grandes jogos de todos os tempos, como o xadrez, que é fácil de aprender mas demora uma vida inteira a dominar. Este é o pináculo do game design".