Cliffy B:"Jogos de classe média estão mortos"
Cliffy B: Só há espaço para os indie e AAA.
Cliff Bleszinski, criador de Gears of War, disse que os jogos de classe média, que ficam entre os AAA e os indie, não têm qualquer hipótese face à corrente situação da indústria.
Durante a sua apresentação na Game Developers Conference, intitulada de "Rise of Creative Power", Bleszinski explicou que no actual mercado desordenado, os títulos medianos que não conseguem fazer o suficiente para se destacar, acabam por ser um fracasso.
"Venho aqui dizer-vos que acredito que os jogos de classe média estão mortos," afirmou ele, comparando a indústria dos videojogos com a do cinema, alegando que tem que ser um grande filme ou então um filme independente, porque para ele "no cinema a classe média desapareceu simplesmente, e penso que foi isso que se passou com os jogos."
Ele acredita que isso deve-se ao facto de que agora os consumidores são muito mais cautelosos, que estão muito mais atentos à qualidade daquilo que consomem e que estão a sofrer mais com a recessão. "As pessoas já não vão a uma cadeia de lojas gastar 200 dólares em qualquer coisa."
"Se entras nos fóruns e lês coisas como 'aluguer do primeiro dia' ou 'aluguer para campanha', conforma-te porque o teu jogo não vai vender," concluiu ele.