Code Veronica merecia ser um título numerado, diz criador de Resident Evil
Não foi por razões corporativas.
Shinji Mikami, criador da série Resident Evil e do género Survival Horror, acredita que o jogo Code Veronica merecia ter sido lançado com um número à frente e que isso não aconteceu por motivos corporativos.
Numa recente entrevista com o Archipel, a partir dos 4 minutos no vídeo em baixo, Mikami fala sobre esse ambicioso jogo que foi lançado em 2000 para a Dreamcast, numa altura em que a série estava associada à PlayStation, que recebera Resident Evil 3 em 1999.
Segundo rezam as lendas, Code Veronica estava previsto como um jogo numerado na série Resident Evil, enquanto Resident Evil 3 era um spin-of não numerado, que ganhou número devido às especificidades da relação entre a Capcom e a Sony. Mikami confirma precisamente isso.
"No entanto, a companhia pediu-nos para o tornar num jogo numerado," diz Mikami após confirmar que Resident Evil 3 começou como um projeto de menor escala e menos ambicioso do que os jogos principais.
"Por isso, tivemos de o mudar para que pudesse satisfazer os jogadores e isso foi difícil."
"Tornou-se num jogo numerado na série Resident Evil, mas a qualidade é um pouco inferior. Ao invés disso, Resident Evil: Code Veronica, que não é um jogo numerado, é um jogo que merecia mais ser um jogo numerado," diz Mikami.
"Acabou por não o ser devido a relações políticas entre a Capcom e a companhia que produziu a consola."
A Capcom e a SEGA negociaram um Resident Evil que foi lançado exclusivamente na consola da SEGA, mas a condição imposta pela Capcom foi que não seria um jogo numerado, apesar da sua escala e qualidade.