Colors 3D - Análise
Podes criar o que quiseres. Vê os fantásticos trabalhos na 3DS.
Poucas coisas oferecerão tanta excitação como uma folha de papel em branco acompanhada de um lápis e de um marcador. É como ter à nossa frente um mundo novo para descobrir. Uma folha onde podemos prolongar o nosso imaginário e povoar de esboços e representações o que nos passa pela cabeça. Há uma angústia latente, afinal, que dimensão terá o desafio? Que meta nos propomos alcançar? Como iremos materializar aquilo sobre que pensamos?
Tudo é possível quando começamos de novo e é sob esse prisma que encaramos Colors 3D, uma aplicação de desenho e pintura exclusiva para a Nintendo 3DS que já está a dar muito que falar. Sendo discutível sobre se estaremos realmente diante de um jogo que nos leva a superar uma série de objetivos, dos mais fáceis aos mais complexos, ou diante de uma ferramenta para estudantes de belas artes, é assente que o desafio reside na imaginação e talento de cada um para o desenho.
Poderá ser assustador se pensarem no tempo que irão despender para produzirem verdadeiras obras de arte. O que nos leva a assumir que este é um jogo que pode começar pelo fim. Para muitos será tortuoso e desmotivador, espreitarem a galeria on-line e descobrirem a espetacularidade desenhos realizados por outros utilizadores. O que nos leva rapidamente a admitir que esta não é uma ferramenta que se fica pela metade da encomenda. Colors 3D é para ser levado muito a sério e nas mãos de um qualquer estudante de belas-artes, arquitetura ou outra área orientada para o desenho, pode transformar-se num panda que faz chover.
Mas se à partida há uma tentação para acompanhar o realismo e profundidade dos desenhos, bem explícitos em trabalhos finais que mais parecem fotografias de alta definição, Colors 3D funciona igualmente bem como ferramenta de entrada para trabalhos minimalistas e mais básicos, dado que a sua interface é simples. Envolve algum tempo e paciência até que se sintam à vontade em torno das opções existentes, mas depois disso o limite é a imaginação e o talento.
Até aqui é sempre bom saber que temos uma ferramenta que não oferece bloqueios nem constrangimentos, ainda que no meu entender não seja tão "friendly" e exaustivo como os jogos da série Art Academy, que tendem a acompanhar muito mais para lá do manual de funcionamento, oferecendo dicas e técnicas perfeitas de modo a chegar mais depressa a resultados úteis. Sobre como extrair o melhor de pinturas conhecidas, que processos e técnicas utilizar, tudo é explicado passo a passo para não deixar cair os utilizadores menos habilitados. O tempo gasto é compensado pelo resultado final e adquirimos mais confiança para os trabalhos seguintes, detentores que estamos já de técnicas e outros processos.
Colors 3D tem uma grande vantagem; faz um bom aproveitamento do ecrã 3D da consola. Os resultados tridimensionais são verdadeiramente impressionantes. A caixa de correio, lançada no final do ano passado, chegou com algumas ferramentas que incitam ao desenho e às técnicas em 3D. Muitos fizeram dessa função uma variante para endereçar tiras e curtas humorísticas aos amigos, ainda que a escassez de tinta e falta de cores tenham imposto limitações. Mas aqui a orquestra toca outra música e em vez de desenharmos em dois planos que se sobrepõem, temos 5 planos de desenho em profundidade. Se parece atractivo este sistema - e realmente permite atribuir um belo efeito 3D ao que tenham na vossa mente - revela também alguma complexidade. A constante alteração dos diferentes planos e acompanhamento da progressão no ecrã superior leva a que a margem de tolerância de erros seja reduzida. Se não fizerem uma boa fundação do desenho, dificilmente chegarão ao resultado final pretendido.