Skip to main content

Comando da Xbox é o mais usado no Steam por larga margem

Valve melhora compatibilidade com novos dispositivos.

Image credit: Steam

A Valve revelou dados importantes sobre o suporte para comandos no Steam, com destaque para um aumento considerável da sua utilização. Desde 2018, a média de utilização diária de comandos no Steam triplicou, passando de 5% para 15%. Atualmente, 59% das sessões de jogo com comandos usam dispositivos Xbox, 26% usam comandos PlayStation e 10% são realizadas nas Steam Decks. Além disso, 42% dessas sessões usam o Steam Input, uma ferramenta que permite a personalização detalhada da experiência de jogo.

A atualização inclui uma reformulação completa do modo Big Picture, trazendo a interface da Steam Deck para o grande ecrã, e um configurador de comandos simplificado. A Valve também melhorou a mira do giroscópio e implementou a funcionalidade FlickStick no Steam Input, proporcionando uma experiência de jogo mais fluida e precisa. Os menus virtuais foram atualizados para funcionarem na versão desktop do Steam.

Em parceria com a Sony e a Microsoft, a Valve melhorou a compatibilidade com os comandos PlayStation, incluindo o DualSense Edge, e lançou drivers para Windows que melhora o suporte para os comandos Xbox One, incluindo os botões traseiros dos comandos Xbox Elite. A atualização também adicionou suporte para o novo comando HORIPAD, disponível no Japão, garantindo que funciona bem com o Steam Input.

Além disso, a Valve continua a trabalhar para melhorar a compatibilidade entre o Steam Input e os comandos, e está aberta ao feedback dos utilizadores para futuras melhorias. A empresa incentiva os jogadores a partilharem as suas experiências e sugestões nos fóruns da comunidade Steam, ajudando a moldar o desenvolvimento contínuo destas ferramentas.

Lê também