Novo comando Xbox 360 prateado
O que era bom ficou melhor.
O comando da Xbox 360 é excelente para shooters, mas para jogos de luta? Simplesmente não. O d-pad é impreciso e ocasionalmente não responde como desejado, dois fatores importantes quando se trata deste género. A alternativa para aqueles mais dedicados, passa por comprar um fightpad ou um fightstick, conforme a quantidade de dinheiro que queiram gastar.
Mas a Microsoft parece ter uma solução para o problema com o novo comando da Xbox 360 com um d-pad rotativo. O sistema é simples, rodem 90 graus e as direções cima, baixo, esquerda e direita ficam salientes. Em teoria funciona. O d-pad do comando anterior é muito solto e torna-se difícil saber em que direção estamos a pressionar.
E na prática, será que funciona realmente? Para testar o desempenho deste novo d-pad decidi usar Super Street Fighter IV e Blazblue: Calamity Trigger, dois grandes jogos de luta que requerem timings corretos e precisão.
Em ambos os jogos não tive problemas em executar os ataques especiais, sejam os Astral Finishers de Blazblue ou os Super e Ultras de Super Street Fighter IV. O d-pad é duro mas tem uma textura suave por isso os dedos não ficam esfolados se pressionarem com muita força. O ponto negativo é que os dedos deslizam facilmente e ainda mais para quem sua das mãos.
A novidade deste novo controlador não é apenas um d-pad melhorado, os analógicos foram alvo de uma revisão. À primeira vista parecem exatamente iguais, mas quando pomos os dedos neles sentimos uma superfície diferente em vez de uns pontos salientes como nos comandos normais. Este superfície é mais confortável para jogar shooters e tem mais aderência que a antiga.
Reparei ainda que a superfície côncava dos analógicos têm agora a forma de um cone e não de uma esfera, uma pequena mudança que ajuda a fixar melhor os dedos.
Visualmente está bem diferente daquilo que estamos a habituados. Os carismáticos quatro botões A, X, Y e B não têm quatro cores bem distintas, mas sim quatro tons diferentes de cinzento. A maior parte do comando é prateado com algumas partes em preto, como é o caso dos gatilhos. Esteticamente é bonito, apenas acho que a caixa das pilhas deveria ser também prateada em vez de preta.
Para além do comando, a caixa traz um kit play & charge para não precisarem de usar pilhas. Tive alguns problemas com a bateria. Um deles é que não encaixa bem no comando e outro é que ao princípio não estava a carregar. Utilizei a bateria de outro comando e funcionou perfeitamente. Só depois de várias tentativas é que a luz vermelha acendeu dando o sinal de que estava a carregar.
As melhorias deste novo comando fazem dele uma melhor opção que o antigo. Se estão a pensar em comprar um controlador novo para a vossa Xbox 360 esta é a melhor escolha. O que era bom ficou ainda melhor.
O comando denominado de Aberdeen, está à venda pelo preço de 67,99€.