Comic Con chega a Portugal
Atualização 2: City esclarece que o evento não tem relação com o original mas partilha o mesmo formato.
Atualização 2
Depois de contactada, a City - Conventions in the Yard enviou-nos um esclarecimento sobre Comic-Con de Portugal, enfatizando que "a Comic-Con Internacional de San Diego não detém o direito sobre o nome ou o formato do evento", tornando evidente que o evento português não tem relação com o original mas, no entanto, partilha o mesmo formato, assim como os muitos eventos "comic-con" que "se realizam, atualmente, em mais de 40 países".
Sobre as origens desta empresa, somos informados que "foi criada recentemente por profissionais que possuem uma experiência de mais de 15 anos na organização de eventos nacionais e internacionais" e que dedicará à realização de grandes eventos.
Ademais, "a CITY pretende adaptar o formato de “comic con” existente, de forma a criar o seu próprio figurino, que corresponda à responsabilidade que o nome COMIC CON representa e se enquadre na realidade nacional", estando já a estabelecer contactos nacionais e internacionais.
Para terminar, "acrescentamos que a COMIC CON é integralmente organizada pela CITY e que em nada está relacionada com eventos anteriores que já decorreram no país".
Atualização
Embora no comunicado de imprensa enviado pelos organizadores do evento seja dado a entender explicitamente que o Comic Con em Portugal está diretamente ligado ao Comic Con original, que tem lugar em San Diego, recebemos indicações do contrário, ou seja, este evento português partilha o nome do Comic Con mas pode não se tratar de um evento oficial.
Já contactamos novamente os organizadores do evento para pedir um esclarecimento.
Original
O Comic Con chegará a Portugal em 2014. A City - Conventions In The Yard está a tratar de organizar aquela que será a primeira edição do evento em terras lusas, assegurando a presença de "expositores de jogos, editoras, merchandising, brinquedos, concursos e torneios de jogos, divulgação e lançamento de novos filmes e séries de televisão, concursos de COSPLAY, workshops de desenho, banda desenhada ocidental e oriental (manga), artistas convidados de cinema, televisão, jogos, banda desenhada, anime e manga".
A City - Conventions In The Yard estima que existe em Portugal um potencial para atrair mais de 100 mil visitantes ao evento, mas na primeira edição espera conseguir atingir 10 a 15 porcento desse número, cerca de 20 mil visitantes.
Já estão a ser feitas negociações com artistas nacionais e internacionais, com a promessa de ter como convidados "grandes artistas, ilustradores, produtores de videojogos, produtores de filmes e webseries" e de "evidenciar o que se faz de melhor nestas áreas no nosso país".
O local escolhido para o evento português foi a Exponor, um espaço com 20 mil metros quadrados. A data marcada para a sua realização são os dias 5,6 e 7 de dezembro. Na escolha do local, foi dada primazia à "acessibilidade rodoviária aos principais centros urbanos do país e Galiza, abrangendo o público português e galego".
As origens do Comic Con estão na cidade americana de San Diego, onde o evento de realizou pela primeira vez em 1970. Desde então o evento tem estado em expansão e já conta com edições em várias zonas do Reino Unido, nomeadamente Londres, Manchester, Midlands, Scotland e Birmingham, mas foi na edição francesa que se registou a maior afluência da Europa, atingindo os 220 mil visitantes, tornando-se no "maior evento da Europa e o segundo maior mundial".
O evento de Portugal já tem um site oficial, mas ainda não tem informações disponíveis para os interessados em participar.