Como resolver a mensagem que bloqueia a PS4
Não tens que formatar a tua consola.
Se estás a par das notícias, então já deves estar a par da infame mensagem que alguns utilizadores da PlayStation 4 receberam e que deixa a consola bloqueada, mesmo depois de reiniciares.
Como evitar receber a mensagem que bloqueia a PS4
Por segurança, caso ainda não tenhas recebido a mensagem, deves visitar as opções de mensagens da consola e definir que apenas amigos te possam enviar mensagens. Desta forma, estás a evitar que um estranho te possa enviar a mensagem que deixa a consola bloqueada.
Se tens uma lista de amigos extensa e não conheces propriamente todas as pessoas que estão incluídas nela, então talvez queiras definir que ninguém te possa enviar mensagens, cortando o mal pela raiz, pelo menos enquanto o problema não é solucionado.
Recebi a mensagem e tenho a PS4 bloqueada. Qual é a solução?
A PlayStation já revelou no Twitter as instruções que deves seguir se tens a PS4 bloqueada. Antes de mais, fica a saber que não precisas de voltar a colocar as definições de fábrica ou formatar a PS4 para resolveres o problema.
O primeiro passo é instalar a aplicação de mensagens da PlayStation no teu dispositivo iOS e Android. Através da aplicação é possível apagar a mensagem que bloqueou a PS4, mas não é suficiente para resolver o problema.
O que tens de fazer seguir é iniciar a PS4 em modo de segurança. Se não sabes como iniciar o modo de segurança da PS4, aqui estão as instruções oficiais retiradas do site da PlayStation:
- Desliga o sistema PS4 premindo o botão de alimentação no painel frontal. O indicador de alimentação pisca por alguns momentos antes de desligar.
- Depois de desligares o sistema PS4, mantém premido novamente o botão de alimentação. Solta-o depois de ouvires o segundo sinal sonoro: irás ouvir um sinal sonoro quando primes o botão pela primeira vez e outro sete segundos depois.
- Liga o DUALSHOCK 4 com o cabo USB e prime o botão PS no comando.
Depois de iniciado o modo de segurança vais encontrar cinco opções. De acordo com o Ask PlayStation no Twitter, deves optar pela opção nº5, "Reconstruir base de dados".
Feito isto, deves ter a tua PS4 de volta ao estado normal. Aproveita e ajusta as definições de privacidade das mensagens para que não volte a acontecer, pelo menos enquanto a Sony não arranja uma solução permanente para esta mensagem maliciosa.