Compra da Activision aprovada na Coreia
Luz verde.
Depois do Japão, União Europeia e China, a Microsoft recebeu luz verde das autoridades da Coreia do Sul para comprar a Activision Blizzard.
O comunicado oficial da entidade coreana, obrigado ao TechRaptor, refere que a investigação descobriu que não existem sérios riscos para a concorrência no mercado local e a compra foi aprovada sem concessões.
A autoridade da concorrência na Coreia do Sul determinou que a Microsoft não tem suficientes motivos para tirar conteúdos Activision Blizzard King às concorrentes e mesmo que isso aconteça, não acreditam que seja suficiente para tirar as rivais do mercado.
Além disso, na Coreia existem imensas alternativas aos jogos da Activision Blizzard e não seria problemático pois várias companhias conseguem criar produtos equivalentes.
A autoridade coreana referiu ainda que os jogos da Activision Blizzard, até mesmo Call of Duty, não são propriamente populares. Somente Diablo consegue alguma popularidade e mesmo assim existem várias alternativas.
Segundo o relatório, a PlayStation representa 70-80% do mercado coreano, a Nintendo representa 10-20% e a Xbox algures entre 0-10%, o que leva a autoridade coreana a comentar que o negócio não representará riscos significativos para a concorrência.
Sobre o PC, mais popular que as consolas na Coreia, o documento indica que existem diversas companhias a desenvolver jogos capazes de criar alternativas aos jogos da Activision Blizzard. Sobre os jogos na nuvem, os coreanos dizem que não existe risco pois é uma tecnologia recente e qualquer companhia pode tentar entrar e ter sucesso.