Passar para o conteúdo principal

Confirmado LittleBigPlanet 2 para PS3

Fiquem a conhecer os primeiros detalhes.

A revista norte-americana Game Informer confirmou no seu último número um dos rumores mais falados dos últimos meses, LittleBigPlanet 2, que há uns meses tinha sido desmentido pela própria Sony.

Se o primeiro jogo era um título de plataformas com um potente editor de níveis, LittleBigPlanet 2 será um jogo muito mais ambicioso, em que os seus criadores o descrevem como uma plataforma para criar jogos.

O novo editor de níveis não permite apenas criar jogos do género plataformas em 2D. Alguns desses exemplos incluem uma vasta gama de géneros, desde jogos de tiros, velocidade, puzzle, luta e RPG, qualquer tipo de jogo da era 16 bits. O jogador vai ter o controlo até da interface, para colocar barras de vida no seu jogo de luta, por exemplo. A Media Molecule demonstrou a versatilidade do editor criando um clone do jogo de estratégia Command & Conquer.

A produtora afirmou que em LittleBigPlanet 2 será muito mais fácil criar "homenagens" de jogos clássicos, algo que os jogadores irão sem dúvida agradecer, pois a maioria dos conteúdos criado em LBP e inspirado em jogos já existentes. Uma prova disso é que agora os jogadores não vão estar limitados ao controlo de LBP para recriar outros jogos.

Em LittleBigPlanet 2, vai-se poder imitar a mecânica dos saltos dos jogos 8/16 bits controlando todos os aspectos do movimento. Por exemplo se a criação for inspirada nos saltos e mecânica de Yoshi's Island, poderão partilhar esses dados com a comunidade.

Outras das novidades encontra-se na atribuição dos botões para as acções, algo que será muito útil na criação de veículos.

A limitação de sons deixará de ser um problema em LBP 2. Isto porque poderão ser gravadas vozes e sons e utilizá-los na biblioteca do jogo. Existem também novas ferramentas como um microchip que age para fazer cálculos, e agora os inimigos, os Sackbot, irão contar com uma inteligência artificial muito mais flexível.

Outra das novidades é a selecção de pontos fracos dos Sackbot, e segundo as mesmas, criar rotinas de programação para as suas respostas, algo que será útil nos big bosses ou em níveis com toque de RPG. Vai ser possível aumentar o tamanho físico dos inimigos conforme os casos.

O jogo vai contar também com um editor de vídeos, e os jogadores vão ter agora um perfil no site LPB.me, que vai mostrar a actividade e os níveis criados. A função de unir vários níveis de um mesmo criador será agora mais fácil. E existem novos tipos de efeitos de iluminação no ecrã, um deles estilo 8 bits.

Um dos novos itens revelados na revista é um gancho, mas em breve serão revelados muitos outros. Os objectos conseguidos nas expansões do primeiro LBP poderão ser transferidos para este segundo jogo, assim como as vestimentas, pacotes de conteúdos, stickers, etc.

O jogo principal vai contar com o mesmo estilo do seu antecessor, ou seja, plataformas com três planos de perspectiva, assim como uma mecânica bastante similar. Desta vez os cenários serão baseados em momentos temporais, em vez de países. Alguns dos que foram revelados são o Renascimento, um mundo steampunk, a Guerra Fria, arte nova e a era dos jogos arcade.

O jogador poderá também recrear sequências cinemáticas, com mudança de ângulos de câmara e voz incluída. Estas sequências podem ter até 5 minutos de duração.

LittleBigPlanet 2 vai chegar à PlayStation 3 no final deste ano e de certeza que saberemos mais novidades do mesmo durante a E3. Fiquem atentos.

Lê também