Conhece mais detalhes sobre o litígio entre a Square e a Nintendo na produção de FFVII
Passou da Nintendo 64 para a PlayStation.
O site Polygon, publicou um extenso artigo sobre Final Fantasy VII, onde pudemos a ficar a conhecer novos detalhes do processo que levou a Square a abandonar as consolas da Nintendo para tentar a sua sorte numa consola estreante como a PlayStation.
A Squaresoft, assim denominada antes de se fundir com a Enix, decidiu apostar numa plataforma diferente da N64, já que a Nintendo não permitia desenvolver o seu jogo da forma que eles queriam. Isto fez com que houvesse uma ruptura sem precedentes, pois até à data, todos os Final Fantasy numerados tinham saído nas consolas da Nintendo.
No especial são enumerados diferentes motivos para esta mudança que vão desde o preços dos CD-ROM e o seu espaço em comparação com os dos cartuchos, e passado por determinadas qualidades técnicas que a PlayStation tinha em comparação com a Nintendo 64. Mas um dos factos mais curiosos, foi o momento em que a Squaresoft comunicou a decisão à Nintendo de forma formal.
O programador Hiroshi Kawai comentou aos responsáveis da companhia de Mario que, devido à arquitectura da consola da Nintendo, "Nunca terão qualquer coisa como Final Fantasy VII a correr na Nintendo 64," algo que foi respondido com um taxativo, "se nos vão deixar, não voltem nunca mais". De facto Hisashi Suzuki, antigo presidente da Squaresoft acredita que a Nintendo levou esta decisão muito a peito, sobretudo porque os acusaram de convencer outras companhias como a Enix a deixar a Nintendo 64 em prol da primeira consola da Sony, a PlayStation.
Hironobu Sakaguchi relatou que, quando tomaram a decisão, Masafumi Miyamoto, Ken Narita e o presidente e programador chefe da Square, reuniram-se com Yamauchi, presidente da Nintendo da altura. Sakaguchi acrescentou que, seguindo as tradições de Kyoto, existe um costume onde te oferecem o que deves ou não beber. Yamauchi recebeu-os com um almoço de bento e cerveja de grande qualidade, tendo sido muito amável. Despediu-se deles depois de lhes terem comunicado oficialmente a sua decisão com um "Desejo-vos o melhor".
No entanto a Nintendo não ficou nada agradada com esta situação. Este rancor teve uma duração de pelo menos 10 anos. Os responsáveis de Final Fantasy VII, entre eles, Shinichiro Kajitani, não puderam entrar nos escritórios da Nintendo durante esse tempo, sendo esse um claro sinal de como a Nintendo ficou sentida.
"Quando decidimos ir com a Sony, não nos deixaram aceder aos escritórios da Nintendo durante dez anos. Do ponto de vista do consumidor é algo bom que as companhias compitam entre si, porque os preços baixam e é melhor para todos. Mas numa perspectiva de homem de negócios, sinceramente, queríamos garantir de que a Sony ganhasse e a Nintendo perdesse, porque era o melhor para nós," disse Kajitani.
Actualmente a Squarenix está a trabalhar em Final Fantasy VII Remake que será lançado na PlayStation 4 e que será dividido por partes, uma decisão com a qual esperam poder ampliar a história e fazer com que o jogo seja muito maior.