Conteúdo transfóbico removido de GTA 5 na PS5 e Xbox Series
Após campanha da Out Making Games.
A Rockstar Games removeu conteúdo transfóbico das recentes versões PlayStation 5 e Xbox Series de Grand Theft Auto 5.
Segundo avistado por vários utilizadores (obrigado ao Ars Technica), a figura de Captain Spacetoy foi alterada na arcada dentro de GTA 5. Nas versões originais, a figura estava vestida de rosa choque e apresentava "genitália intercambiável", mas agora surge com um fato alternativo com "direção de vómito com pose".
Além disso, a Rockstar removeu as caricaturas que podiam surgir fora do clube Cockatoos, mudança avistada por Kirsty Cloud do GTANet, que desta forma confirma que as caricaturas, chamadas "drag-queens" no jogo, foram desativadas, apesar de ainda estarem presentes no Director Mode.
No entanto, as linhas de diálogo relacionadas com estas personagens foram removidas e os comentários homofóbicos dos protagonistas também.
Estas mudanças parecem estar relacionadas com a campanha da Out Making Games, um grupo de membros da indústria que pertencem à comunidade LGBT+. Em setembro, escreveram uma carta à Rockstar a pedir a remoção de determinados conteúdos, alegando que GTA 5 promovia a violência contra grupos específicos.
Agora, com estas alterações, a Out Making Games agradece à Rockstar pelas alterações nas novas versões pois GTA 5 é um jogo incrivelmente popular que pode ter impacto nos milhões de jogadores.