Passar para o conteúdo principal

Controla os jogos só com os olhos

Valve acredita que será o interface do futuro.

Em entrevista com o site Gamasutra, Mike Ambinder, produtor da Valve Software, falou sobre os desenvolvimentos da sua companhia de forma a criar experiência de jogo mais confortável possível.

"A maioria das comodidades que criamos para os jogadores como legendas, modo para daltónicos, pausas, níveis de dificuldade, configuração de teclas e botões, configuração da sensibilidade do rato, derivam de uma funcionalidade adicional para melhor a experiência de jogos," explicou ele.

"Ao ampliarmos a acessibilidade dos nossos títulos deverão ser beneficiados os jogadores que preferem consumir os nossos conteúdos de forma alternativa. Por exemplo, em Left 4 Dead, decidimos não incluir uma pequena luz ao redor dos sobreviventes."

"Nas nossas primeiras experiências pensámos que os sinais de transmissão dos outros jogadores seriam suficientes para permitir a cooperação. Mas rapidamente demo-nos conta de que teríamos de modificar e como tal acrescentámos a possibilidade de se poder ver os sobreviventes através das paredes."

Por outro lado, e falando sobre a adequação das experiências aos jogadores, Mike mostrou-se bastante satisfeito com a Wii e o Kinect dizendo que, "Estamos sempre a olhar em redor para diferentes dispositivos de controlo alternativos, com a esperança de encontrarmos uma abordagem que possa dar lugar a uma experiência interessante."

Em relação a este assunto Ambinder falou sobre o futuro dos controlos onde diz que, "Em particular, estamos bastante intrigados com as possibilidades dos eye-trackers e a capacidade dos jogadores para usarem os seus olhos como um controlador activo. Por exemplo, poderão usá-los como se fossem um cursor e uma piscadela serviria como um simples premir de um botão, estaríamos quase a eliminar a necessidade de um rato ou de um comando de controlo."

Lê também