A simplicidade dos arcade e física marcaram Wave Race 64
Quase 20 anos depois voltamos a jogar e aqui ficam as impressões.
Wave Race 64 foi um dos jogos de lançamento da última consola da Nintendo a usar cartuchos: a Nintendo 64. Ainda que muitas atenções repousassem no revolucionário Super Mario 64, que naturalmente reivindicou maior destaque, os titulares de uma N64 queriam experimentar alternativas e Wave Race 64, não só provou ser uma alternativa refrescante, oriunda dos estúdios da Nintendo, como ingressou nas coordenadas dos jogos arcade à época, apesar de alguma saturação então existente no género.
Nem todos estarão recordados, mas Wave Race 64 é sequela de Wave Race, lançado em 1992 para a Game Boy. Nessa altura um jogo tipicamente 2D, com perspectiva isométrica, bem no segmento de outras produções desenvolvidas pela Rare, a versão para a Nintendo 64, ao mostrar grafismo tridimensional, produziu um autêntico "splash". Com bons gráficos para a época, boa fluidez (a versão americana corre a 60hz, o que dá ainda mais impacto) e sobretudo uma boa física no contacto da mota de água com as ondas do mar, o jogo desenhado por Katsuya Eguchi (também passou por Super Mario Bros e Animal Crossing, entre muitos outros) depressa ocupou um espaço central entre os jogos de lançamento.
Quase a chegar aos 20 anos (o jogo foi lançado em 1996 no Japão e Estados Unidos, e em 1997 na Europa), ainda hoje deixa bons sinais dentro da física e fluidez, conjugadas com um desembaraço gráfico apreciável. Em 1996 esses e outros aspectos foram elogiados, mais concretamente a descrição da água, particularmente as ondas do mar, proporcionando saltos e ressaltos.
Os controlos de Wave Race são simples. Contudo, a passagem do tempo não é tão favorável neste parâmetro, com algumas pressões para a esquerda e direita a causarem respostas demasiado bruscas. Wave Race: Bluestorm (a sequela para a Nintendo GameCube) equilibrou e refinou a jogabilidade, mas também é uma questão do tempo até nos adaptarmos às motas de água. O jogo apresenta cinco percursos. Vai das águas tranquilas em lagos, até à agitação marítima das praias e deixa seleccionar diferentes motas e pilotos. Existem bandeiras, bóias e obstáculos para contornar, sendo a primeira posição fulcral para prosseguir até às provas mais exigentes.
A título de curiosidade, Wave Race 64 contou com o apoio da fabricante de motas Kawasaki e ainda cedeu espaços publicitários à Coca-Cola e Fanta. Depois de Wave Race: Bluestorm não houve mais nenhuma sequela. Só em 2007 a Nintendo voltou a publicar Wave Race 64 na Virtual Console da Wii e agora, na eShop da Wii U, custando €9,99. Ausente em duas gerações de consolas, na Wii e Wii U, 20 anos é muito tempo e um regresso para a próxima consola da Nintendo, num género menos saturado, poderia resultar num jogo aguardado, capaz de retomar o desafio das produções arcade, como sucedeu recentemente com Neo Fast Racing. Fiquem com o nosso vídeo comentado de Wave Race 64, agora jogado na Nintendo Wii U.