Cooking Mama: Cookstar foi lançado sem autorização
Demasiado lume no fogão.
Cooking Mama: Cookstar está envolto em problemas desde o seu lançamento na Switch, mas agora existe um novo desenvolvimento que intensifica a controvérsia em torno do jogo.
A dona da propriedade Cooking Mama está a ponderar avançar com um acusação legal contra a Planet Entertainment, por quebra do contrato de licenciamento.
A Office Create Corp., dona da propriedade intelectual, emitiu um comunicado no qual informa que terminou o contrato de licenciamento com a Planet Entertainment a 30 de Março, devido a "quebra intencional do contrato de licenciamento," mas a Planet Entertainment lançou o jogo na mesma.
"Infelizmente, a qualidade do jogo não está à altura dos padrões que os nossos clientes esperam e merecem. A Office Create rejeitou o grande conjunto de debilidades que afectam a qualidade, conteúdo e sensação do jogo. No entanto, apesar de estar contratualmente obrigada a corrigir as falhas identificadas e submeter o jogo corrigido para a aprovação da Office Create, a Planet seguiu em frente com o lançamento de Cooking Mama: Cookstar sem corrigir as falhas apontadas e sem a aprovação da Office."
"A Planet continua a promover e a vender uma versão não autorizada de Cooking Mama: Cookstar no seu site, em directa violação dos direitos da Office Create."
A Office Create diz ainda que a Planet e/ou a sua distribuidora europeia estão a promover o lançamento do jogo na PS4, sem qualquer tipo de licença para o fazer. A Office não licenciou o jogo para a PS4 e a Planet não tem autorização para o fazer.
Perante isto, a Office Create está a investigar avançar com um processo legal contra a Planet para proteger a sua propriedade intelectual.
Cooking Mama: Cookstar foi lançado para a Switch no final de Março e foi rapidamente removido da eShop e lojas físicas, mas mesmo assim, alguns jogadores conseguiram obter a sua cópia.
Os rumores sobre os problemas do jogo rapidamente começaram a dar que falar e um relato anónimo dado ao ScreenRant sugeria que Cooking Mama: Cookstar foi removido das lojas devido a esta disputa entre a Office e a Planet, algo que agora foi confirmado.