Cordyceps não podem infetar humanos, garante micologista
O fungo mortal de The Last of Us.
A série The Last of Us está a fazer imenso sucesso, trazendo a história de Joel e Ellie para um novo palco e uma nova audiência.
No entanto, algumas pessoas poderão ter ficado um pouco preocupadas com alguns dos temas da série - nomeadamente o fungo cordyceps, responsável por infetar as personagens - obrigando o micologista Paul Stamets a fazer alguns esclarecimentos. Uma nota: a micologia é a área da ciência que estuda fungos.
Isto é o que ele diz no Twitter:
"Acabei de assistir ao segundo episódio de The Last Of Us e tenho duas opiniões. Em primeiro lugar, sou fã de ficção científica e adoro a inserção dos elementos criativos dos fungos na narrativa. Mas sejamos claros. Cordyceps não podem infetar humanos."
“Na realidade, os fungos oferecem-nos hoje algumas das melhores soluções necessárias para resolver muitas das ameaças existenciais que enfrentamos”, escreveu Stamets, revelando que fungos do tipo Cordyceps podem substituir a maioria dos pesticidas químicos por uma solução ecologicamente racional e economicamente escalável.
Stamets também observou que os fungos estão por toda parte, "vivemos com eles 24 horas por dia, 7 dias por semana" e que está tudo bem até agora. "Esses mesmos fungos existem a cada passo que dás", afirmou.
Assim sendo, podes ficar descansado e comer os teus cogumelos sem qualquer problema. Podes ver o tweet já a seguir: