"Core Gamers" preferem versão física dos jogos
"A força vital da indústria".
De acordo com um relatório do grupo NPD, setenta e cinco porcento dos jogadores Americanos denominados de "core", ainda preferem a versão física dos jogos, quando o preço é o mesmo que a versão digital.
Isto significa que três em cada quatro jogadores preferem comprar a versão física no lugar da digital. No estudo, os tais "core gamers" tratam-se de indivíduos que jogam por 5 ou mais horas por semana no PC, Mac, Xbox 360, Xbox One, Playstation 3 e Playstation 4.
Nos EUA, estima-se que existam 34 milhões de "core gamers", que gastam cerca de 22 horas semanais a jogar videojogos. No relatório, o analista Liam Callahan chamou a estes jogadores "a força vital da indústria", por gastarem tanto tempo e energia no seu hobby. Com a nova geração, este grupo de jogadores vai certamente aumentar o tempo que passa a jogar.
A NPD informa ainda que a preferência pelo digital tem subido 5 porcento ao ano, o que são boas notícias para companhias como a Nintendo, Sony ou Microsoft, que têm aumentado o seu foco no digital. Apesar destas notícias, isso não significa que veremos um mundo de gaming exclusivamente digital para breve.
Tenho a impressão que esta preferência não é exclusiva do mercado Americano, cá na Europa passar-se-á o mesmo, a conveniência do digital só ganha prioridade à versão física, se o preço for efectivamente vantajoso.