Corsair M55 Wireless review - poder e precisão na palma da mão
Versatilidade acima de tudo.
A Corsair continua a sua jornada no lançamento de produtos que visam facilitar a vida dos jogadores no PC - recentemente, chegou ao mercado o novo rato da marca, o Corsair M55 Wireless, que promete não só revolucionar a forma como jogas mas também agilizar as mais mundanas tarefas no computador.
Com um design minimalista mas funcional, esculpido de forma simétrica para adaptar-se a destros e a canhotos, o Corsair M55 Wireless adequa-se a qualquer tamanho de mão, conferindo-lhe uma versatilidade singular. Este formato compacto de 85 gramas, aliado ao facto de não haver qualquer cabo intrusivo, permite um uso descontraído e descomplicado que poderá ser útil para qualquer tipo de utilizador - desde um tradicional navegador da internet ao gamer mais dedicado.
Especificações técnicas do M55 Wireless
Tipo de sensor | Ótico |
Autonomia da bateria | 2.4GHz SLIPSTREAM: até 185hrs | Bluetooth®: até 400hrs |
Tipo de pega | Qualquer |
Género de jogo | FPS; MOBA; Battle Royale |
Peso | 85 gramas |
Botões programáveis | 6 botões |
DPI | 24,000 |
Tracking speed | 300 IPS |
Milhões de cliques | 60 milhões |
Em termos tecnológicos, rato possui um sensor ótico de 24.000 DPI que garante uma enorme sensação de precisão e rapidez, capaz de rastrear mais pontos individuais em cada movimento. Um tracking speed de 300 IPS reforçam ainda mais o seu poder, fazendo com que tudo seja registado ao mais ínfimo detalhe, independentemente da velocidade a que uses o produto.
Versatilidade é a palavra-chave
De forma a tornar a experiência gaming ainda mais confortável e personalizável, o M55 possui um trunfo na manga, nomeadamente 6 botões personalizáveis no total: 4 no topo, dois na lateral esquerda. A sua aplicação é obviamente útil em contexto gaming, permitindo associá-los a certos comandos do jogo, mas eles podem ainda ser utilizados num contexto mais quotidiano, como retrocedendo ou avançando no browser. A Corsair testou o dispositivo para 60.000.000 de cliques, o que significa que os botões mecânicos duráveis não se desgastarão tão cedo.
O rato possui cinco configurações predefinidas que podem ser escolhidas clicando no botão imediatamente abaixo da roda do scroll, cada uma delas com um nível de DPI distinto, e o meu conselho é que vás circulando e experimentando todas elas até encontrares a que mais se adequa ao teu estilo.
Tal como mencionámos anteriormente, outros dos grandes destaques do M55 é o seu carácter Wireless; tendo em conta que os incomodativos fios foram removidos, é possível jogar em qualquer lado, de qualquer maneira, graças à tecnologia SLIPSTREAM WIRELESS que permite conexões 25% mais rápidas. O facto de não haver cabos implica uma outra fonte de energia e, no caso deste rato específico, isso é feito através de uma pilha AA, já incluída na embalagem original. De um ponto de vista pessoal, os ratos com baterias com bastante mais práticos pois não obrigam à compra de produtos extra, mas o facto de uma única pilha AA conferir 185 horas via SLIPSTREAM WIRELESS e mais de 400 horas via Bluetooth de autonomia, significa que essas preocupações serão pouco frequentes.
Wireless e a pilhas
É sempre complicado conferir a sensação de um dispositivo através de meras palavras, já que apenas pela experimentação conseguimos chegar a uma conclusão definitiva. O rato prima pela sua suavidade e precisão, com uma enorme sensação de controlo que se aplica aos mais diversos aspetos no uso do computador. As mais-valias no gaming são óbvias, e pude usá-lo de forma muito bem-sucedida em jogos frenéticos como Concord e Fortnite, em que cada clique e cada movimento podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.
No entanto, mesmo em questões laborais, o M55 destaca-se e agiliza a navegação nos browsers ou nos documentos Word, permitindo-me um fluxo de trabalho muito mais elevado. Admito que o rato que usava anteriormente não era o melhor - possivelmente, uma das marcas mais fracas no mercado - e por isso a diferença de qualidade entre ambos parece ainda mais notória. O scroll no rato da Corsair, por exemplo, é super responsivo e cada toque executado resulta numa reação correspondente; por sua vez, no rato antigo, o scroll era um pouco errático e, por mais que rodasse a "roldana", parecia quase não sair do sítio.
Ergonomia que permite várias pegas
A qualidade do produto estende-se a múltiplas facetas, quer de um ponto de vista técnico, quer de um ponto de vista ergonómico. O seu design pode ser pouco espampanante - a versão que recebemos é inteiramente preta, sem grandes floreados e arestas, apenas com o logo da Corsair na parte inferior - mas essa é uma questão inteiramente subjetiva que poderá passar despercebida à maioria dos utilizadores.
Com 85 gramas, o rato encontra o equilíbrio perfeito entre ser leve o suficiente para garantir um uso continuado confortável, mas ainda assim forte para conferir-lhe uma sensação de robustez, segurança e durabilidade. O M55 encaixa perfeitamente na mão, tornando-se numa extensão do braço, e foi pensado para ser usado com diversas posturas: quer uses as pontas dos dedos, a palma da mão ou uma mistura de ambos, o rato adapta-se a todos eles de forma exemplar.
Um rato simples e funcional
A palavra-chave que vem à mente ao pensar no M55 Wireless é versatilidade. A Corsair criou um produto que, apesar de ter os gamers como público-alvo, pode aplicar-se a várias pessoas, com diferentes objetivos e graus de conhecimento informático. O seu funcionamento é descomplicado, adotando uma lógica "plug-n-play": basta inserir um adaptador Blueetooth no PC para começar a utilizá-lo imediatamente.
Com um preço a rondar os €54.99, isto coloca o M55 Wireless da Corsair numa gama intermédia, tornando-o ideal para os consumidores - sejam eles novatos ou veteranos - que querem um produto de qualidade mas poupar na carteira. Olhando para o produto de forma abrangente, a sua qualidade é inegável e os únicos "defeitos" que poderia apontar são apenas preferências e "embirrações" pessoais. De qualquer das formas, não me vejo a regressar tão cedo ao meu rato antigo.
Prós: | Contras: |
|
|