Passar para o conteúdo principal

Crescimento do software PS3 superior ao da 360

Mas Sony admite liderança MS no hardware.

Rob Dyer, relações públicas da Sony, comentou que a Microsoft pode muito bem ter uma liderança sólida no que diz respeito ao hardware, mas que as vendas do software para a PS3 têm vindo a sofrer um aumento muito superior às da Xbox 360.

Em entrevista com o IndustryGamers, Dyer admitiu que as vendas da consola da Microsoft ultrapassam as da PS3, com uma PS3 vendida por cada 1.6 unidades Xbox 360.

No entanto, ele argumentou que quando os consumidores têm a oportunidade de escolher qual a versão que vão comprar, eles acabam por escolher a versão PS3 graças aos conteúdos de bónus.

"Se tiveres de escolher entre comprar a versão PS3 e a versão Xbox de Mortal Kombat, qual delas comprarias? Compravas a versão PS3 porque podes jogar com Kratos," disse ele como forma de exemplo.

"No entanto a Microsoft tem um rácio de 1.6 para 1 contra nós em termos de hardware, nós ultrapassámo-los com Mortal Kombat quase num um para um. Isto deve-se em grande parte aos conteúdos exclusivos que tens no disco. Vês isso acontecer em quase todos os casos onde temos um jogo que têm conteúdos no disco ou conteúdos descarregáveis exclusivos."

Dyer citou uma série de outros exemplos onde os lançamentos multiplataforma tiveram melhor desempenho na PS3 do que o rácio 1.6 no hardware. Baseado nos dados do NPD, Medal of Honor ficou com um rácio 1.2, L.A. Noire 1.22 e NBA 2K11 um rácio de 0.93.

Ele falou também do desempenho de Portal 2, que com a ajuda da integração do Steam e da cópia gratuita da versão PC, como outro indicador de que os jogadores preferem jogar na versão PS3.

Dado o poderio da Xbox 360 no que toca ao género FPS, Dyer mostrou-se também bastante agradado com as vendas de Medal of Honor na consola da Sony.

"Então aqui a Microsoft parece deter a categoria shooter onde... toda a gente fala de como esse é o seu género. Com o Medal of Honor, porque oferecemos uma cópia gratuita de Frontline no disco, as pessoas preferiram a nossa versão. E penso que a Microsoft sentiu isso," explicou ele.

Mas e no que toca a Modern Warfare 3? Dyer minimizou o facto da Microsoft ter os DLCs exclusivos temporários.

"Eles serão exclusivos durante um mês... Mas eles não irão correr acima do rácio 1.6. Apesar de todos os milhões que a Microsoft gastou nessa relação com a Activision, tendo em conta a base instalada, as pessoas não estão a voltar para comprar a versão Xbox 360 acima da versão PS3."

No que toca ao outro grande shooter do ano, Battlefield 3, ele argumentou que a inclusão de Battlefield 1943 no disco do jogo poderá dar à Sony alguma vantagem.

"Por muito que as pessoas associem Call of Duty e o género de tiros com a Xbox 360, não vemos isso como um motivo para alarme, pelo menos de momento. Aquilo que esperamos, dado o anúncio que fizemos na E3 com Battlefield, acreditamos que vamos ter um grande trunfo aqui com a EA na nossa plataforma - e bem mais indexado se tivermos em conta aquilo que iremos fazer com eles para promover isso no jogo."

Lê também