Criador da PlayStation: "Os headsets VR são simplesmente irritantes"
E diz que não vê propósito no metaverso.
Ken Kutaragi, amplamente conhecido como o "Pai da PlayStation", não teceu comentários favoráveis acerca da realidade virtual e da aposta no Metaverso por empresas como Facebook.
O japonês, que tem agora 71 anos, trabalha agora na Ascent Robotics, uma empresa sediada em Tóquio com foco na robótica industrial - o derradeiro objectivo é fabricar máquinas verdadeiramente autónomas.
Recentemente, concedeu uma entrevista ao Bloomberg, e apesar de já não estar directamente envolvido na indústria dos videojogos, deu o seu parecer relativamente às apostas mais recentes de algumas companhias.
Sobre o metaverso, disse que "estar no mundo real é muito importante, o metaverso quer criar um mundo virtual quase real, não consigo ver o propósito disso".
"Preferes ser um avatar polido em vez da tua pessoal real? Essencialmente, isso não é diferente de sites de mensagens anónimas," concluiu Ken Kutaragi.
Não ficando por aí, também disse o que pensa acerca da realidade virtual: "Os headsets isolam-te do mundo real e não consigo concordar com isso. Os headsets são simplesmente irritantes."
Palavras sábias, ou nem por isso?