Criador de Danger Gazers disponibilizou o jogo nos Torrents e as vendas aumentaram 400%
"Existem pessoas que simplesmente não podem comprar o jogo."
Há quem acredite que um download de uma cópia pirata de qualquer produto digital equivale a uma venda perdida, mas então como é que se explica o que aconteceu com Danger Gazers?
Danger Gazers, um jogo de tiros arcade, foi lançado no Steam a 2 de Janeiro, custando 8,19€. Pouco depois, o estúdio independente que criou o jogo, o ShotX, disponibilizou-o nos torrents através do The Pirate Bay.
O acto não foi promovido de forma alguma nas redes sociais ou noutra plataforma. Na descrição do Torrent limitaram-se a dizer que era o jogo inteiro e pediam apenas que considerassem comprá-lo caso gostassem.
Shota Bobokhidze, o produtor, revelou ao Polygon que depois de lançar o seu próprio jogo num site de pirataria as vendas aumentaram 400%. Ao que parece, houve internautas que ficaram sensibilizados com o gesto e decidiram apoiar.
O produtor explicou no reddit Crack Watch os motivos que o levaram a partilhar um torrent do seu jogo:
"Existem pessoas que simplesmente não podem comprar o jogo, outras querem jogar antes de comprar, algumas nunca compram jogos. Apenas estou a tentar ajudar essas pessoas e tornar a situação o melhor possível," escreveu.
"Existem muitas formas de apoiar sem comprar o jogo, como espalhar a palavra sobre Danger Gazers, partilhar o torrent, dar feedback, o que quer que consigas fazer."
Embora a pirataria não seja propriamente positiva, o que aconteceu com Danger Gazers mostra que existe uma área cinzenta e que pode ser usada como uma forma de sensibilizar os jogadores.