Criador de Dragon Ball condecorado pelo governo Francês
Akira Toriyama distinguido por ajudar a popularizar a manga no país.
Akira Toriyama, conhecido como o criador de Dragon Ball, foi distinguido pelo governo Francês devido à sua contribuição na popularização da manga em França.
O Ministério da Cultura Francês condecorou Toriyama como o título de Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres (Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras) e homenageou assim o grande responsável por um dos maiores fenómenos culturais dos anos 90 em França.
A manga de Dragon Ball foi localizada pela Glénat a partir de 1993 e os Franceses rapidamente se apaixonaram por Goku e amigos.
Toriyama não esteve presente para receber a condecoração. No seu lugar esteve Akio Iyoku, o seu editor, que agradeceu a distinção feita.
"O senhor Toriyama está sempre muito agradecido aos seus fãs Franceses que apreciaram o seu trabalho desde os primeiros dias da carreira."
"Infelizmente, o senhor Toriyama raramente está presente nas cerimónias e, por isso, tenho a honra de receber este prémio no seu lugar. Ele pediu-me para vos dizer o quão honrado se sente por receber este prémio do vosso país."
A anime de Dragon Ball foi transmitida em França a partir do final dos anos 80 e também se tornou incrivelmente popular.
Leiji Matsumoto, Jiro Taniguchi, Katsuhiro Otomo, Isao Takahata e Takeshi Kitano são outros criadores Japoneses que receberam uma distinção similar por parte do governo Francês.