Criador de Madden processa EA
Por falta de pagamento de royalties.
Robin Antonick, criador do primeiro Madden NFL Football, apresentou uma queixa contra a Electronic Arts em que reclama várias dezenas de milhões de dólares por falta de pagamento de royalties.
Antonick assinou um contrato em 1986 com a Electronic Arts em que havia uma cláusula pelo qual receberia royalties por "versões derivadas" do jogo em que estava a trabalhar.
Segundo a documentação apresentada na quarta-feira num tribunal da Califórnia, "como resultado da publicidade em redor do vigésimo aniversário do jogo Madden, Antonick descobriu que a Electronic Arts não desenvolveu de forma independente as versões subsequentes do seu software Madden NFL, em vez disso, segundo declarações do fundador da EA, Trip Hawkins, a actual geração de software deriva aparentemente do software desenvolvido por Antonick".
O ex-funcionário da Electronic Arts afirma não ter recebido nem um tostão das royalties desde 1992, e também pede uma indemnização por comportamento fraudulento e porque o jogo foi lançado para plataformas sem o seu consentimento.
A série Madden já vendeu mais de 85 milhões de cópias desde que foi lançado há 20 anos. Estima-se que a EA tenha ganho com a série mais de 4 mil milhões de dólares.
Por enquanto a companhia norte-americana não fez qualquer declaração a respeito desta nova disputa judicial.