Criador de No Man's Sky mostra tecnologia revolucionária
Percorrer três planetas em apenas 50 segundos.
Martin Griffiths, responsável pela programação do motor gráfico de No Man's Sky, demonstrou o poder do sistema de geração de universos do jogo ao percorrer três planetas em apenas 50 segundos. A demonstração revela a capacidade do motor gráfico para carregar vários planetas de forma rápida e eficiente, demonstrando a sofisticação técnica do jogo.
No Man's Sky, conhecido pela sua impressionante criação processual de centenas de planetas e biomas, foi alvo de uma atualização importante que melhorou ainda mais a velocidade de geração de dados no jogo. Griffiths partilhou um vídeo no X, gravado num kit de desenvolvimento da PS5, onde ilustra a rápida transição entre diferentes planetas, refutando os frequentes comentários sobre os tempos de carregamento e a suposta ilusão presente nos jogos espaciais.
Griffiths salientou que a ausência de colisões no vídeo foi deliberada, permitindo uma visão clara do vazio sob a geometria do jogo. Embora ainda haja a renderização gradual de texturas (pop-in) no modo de depuração, garantiu que a otimização está em curso e que este problema deverá ser minimizado em breve. Além disso, Griffiths mencionou que a velocidade da geração de planetas praticamente duplicou desde a atualização Worlds, graças aos esforços de um programador que reescreveu o código ao longo de vários meses.
Esta demonstração é uma prova do empenho da equipa de desenvolvimento em oferecer uma experiência de fluidez e envolvimento, que reforça a posição de No Man's Sky como um marco técnico na criação de mundos virtuais.