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Criador de Oddworld: Estúdios estão a tentar fugir do modelo de jogos AAA

Lanning refere que os indies não têm de responder aos acionistas, que por vezes fazem pressão para lançar jogos inacabados.

Lorne Lanning, co-fundador do Oddworld Inhabitant, afirmou que todos os estúdios que ele conhece estão a tentar sair do modelo de jogo AAA, ou seja, jogos ambiciosos de grande orçamento. E contou que o seu estúdio diz ser independente e que não é escravo das grandes companhias.

"Todos os produtores de jogos que eu conheço que ainda fazem produtos triple-A estão a tentar arranjar uma forma de saírem desse modelo. Os acordos estão a ficar cada vez piores, e a expectativa de ganhar dinheiro é cada vez maior," disse ele ao GamesIndustry.biz.

"O trabalho está a tornar-se mais caro e as recompensas estão a ficar menores. Foi por isso que decidimos parar até que conseguíssemos colocar os nossos jogos no formato digital, ver se conseguíamos o nosso próprio negócio. E está a funcionar, está a criar novos conteúdos."

Lanning disse que trabalhar com os independentes traz uma série de vantagens. A primeira é que os independentes acreditam que a qualidade vai ser a sua tábua de salvação, e a segunda é que não têm de responder aos acionistas, que por vezes fazem pressão para lançar jogos inacabados.

"Quando os acionistas são mais importantes que os clientes, quanto tempo irá durar o teu negócio?" questionou Lanning.

"Confiança é o bem mais ameaçado, é o bem mais raro de hoje em dia," apontou ele, referindo-se à falta de confiança que os consumidores têm nos grandes empreendimentos. Ele acredita que os produtores independentes estão numa excelente posição para ganharem a confiança dos clientes, mas é necessário arriscar. Vão ter de ser sinceros mesmo quando não sabem se as coisas vão correr da forma que esperam.

"Tens de responder às suas perguntas de uma forma sincera, mesmo que não seja aquilo que eles queiram ouvir. Tens de dizer 'Sabem que mais? Vocês têm razão, nós lixámos isto tudo por isto e por aquilo, mas é aqui que estamos, é por isso que estamos a fazer isto, é isto que estamos a tentar alcançar."

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