Passar para o conteúdo principal

Criador de Oddworld não acredita na Switch e na Nintendo

Diz que Iwata lutou sem sucesso para melhorar a companhia.

Lorne Lanning, criador de Oddworld Inhabitants, falou com o Kinda Funny sobre a Nintendo Switch e a Nintendo no geral, confessando não depositar qualquer fé na híbrida da Nintendo que chegou no dia 3 de março às lojas.

"Não tenho fé. É devido à experiência. Vejo um nível de sucesso similar ao que tiveram com as anteriores gerações. A Wii U e Wii," disse Lanning quando questionado sobre a Switch.

Lanning disse ainda que a Wii não foi propriamente um sucesso para as third parties, e que apesar da ideia de muitos, provavelmente somente a Nintendo conseguiu ganhar dinheiro ao desenvolver para a sua consola.

"O quão bem sucedida foi para as third parties? No final da vida da Wii, quem é que estava a ganhar dinheiro além da Nintendo? Quantos jogos Wii foram vendidos que não eram first-party da Nintendo? Basicamente, começaram a evaporar o suporte third party. Chegamos à Wii U - o mesmo, não existiu suporte third party."

Lanning não parece partilhar um grande carinho pela Nintendo e o lançamento de Oddworld: New 'n' Tasty na Wii U poderá ser uma das principais causas. O criador de Oddworld disse que a Nintendo não ajuda a promover os jogos multi se não forem lançados ao mesmo tempo que as outras versões.

Ver no Youtube

Para Lanning, é irrelevante que a Nintendo Switch não esteja a competir com a Xbox One e a PlayStation 4 por se tratar de uma portátil. Na sua opinião, o fraco poder da consola e os componentes mais fracos vão afastar as third parties. Por um lado, as editoras ou investem mais dinheiro para meter os seus jogos na Switch e lançarem ao mesmo tempo que as outras versões, ou lançam os jogos mais tarde e correm o risco de perder suporte.

Lanning diz ainda que a Nintendo pensa demasiado em si mesma e que o maior problema da companhia é a forma de pensar. O criador vai mesmo ao ponto de dizer que isso desgastou Iwata, que lutou para sem sucesso para colocar a Nintendo com uma nova forma de pensar.

Lê também