Passar para o conteúdo principal

Criador de Ori diz que produtoras AAA ainda podem impedir o colapso da indústria

"Focaram-se nas coisas erradas e caras".

Crédito da imagem: Moon Studios

Thomas Mahler, um dos principais criativos na origem dos jogos Ori da Moon Studios, que atualmente desenvolve No Rest for the Wicked com o apoio dos jogadores, em acesso antecipado Steam, voltou a comentar o atual estado da indústria, mais especificamente as opiniões “depressivas” sobre o iminente colapso.

Para Mahler, ainda não chegamos ao colapso da indústria dos videojogos e isso até poderá ser impedido, mas tudo dependerá da capacidade das editoras ou produtoras AAA em perceber os erros que estão a cometer há longos anos.

“Vejo tantas opiniões depressivas de pessoas que pensam que estamos perto de um colapso nos videojogos, tendo em conta os recentes eventos na indústria…Não podia discordar mais dessa perspetiva. O que vejo é uma indústria numa urgente necessidade de se corrigir pois há demasiado tempo que não vêem a floresta ao olhar para as árvores.”

“Ao invés de se focar na diversão, muitas editoras e estúdios perseguiram gráficos e apresentações AAA, perseguiram muitas coisas das quais os jogadores não querem saber e como essas coisas custam imenso dinheiro para produzir, talvez introduziram mecânicas para espremer mais e mais dinheiro dos jogadores…até chegarmos ao ponto crítico.”

“Agora que o sentimento mudou um pouco e mais e mais pessoas começaram a votar com a sua carteira, muitas pessoas na indústria com objetivos específicos estão confusos e questionam o porquê da coisa que sempre resultou no passado subitamente já não resulta.”

“Mas apenas tens de te focar na real questão. Porque é que fazemos jogos? Porque queremos entreter as pessoas. Devemos sempre focar-nos na diversão,” continuou Mahler.

“Na verdade, estou extremamente empolgado com o rumo das coisas, mesmo que a indústria tenha de passar por um período doloroso para se tornar mais sábia. Não faz mal. Os erros foram feitos e agora é hora de corrigir o rumo.”

Mahler diz que o melhor ainda está para vir, que vão chegar novos jogos em novos géneros, experiências fantásticas que serão feitas após a indústria corrigir o seu atual rumo. Segundo diz, até poderá ser através de um ex-funcionário de uma produtora AAA que percebeu o que está errado e consegue deitar mãos à obra para criar a nova grande sensação.

Lê também