Passar para o conteúdo principal

Criador de Sonic poderá ser condenado a pena superior a dois anos de prisão

Por negociar com informação privilegiada.

Yuji Naka, mais conhecido por ser um dos responsáveis do icónico Sonic, poderá receber uma sentença de 2 anos e 6 meses de prisão. Naka foi preso em novembro do ano passado por abuso de informação privilegiada e, após declarar-se culpado em março, sabemos agora a pena pedida pela acusação.

Em janeiro de 2020, ainda funcionário da Square Enix, Naka descobriu que a companhia estava a colaborar com a Aiming para desenvolver o jogo mobile Dragon Quest Tact.

Graças a esta informação privilegiada, o programador comprou 10 mil ações da Aiming, no valor de 2.8 milhões de ienes, ainda antes da informação tornar-se pública, sendo que acabaria por lucrar caso o valor das ações subisse. Circulam informações que Naka adotou um método semelhante com o jogo Final Fantasy VII The First Soldier.

Tal como relatado no Denfanminicogamer.jp, Naka também foi multado duas vezes em 2,5 milhões de ienes e 170 milhões de ienes, no entanto, a sua defesa está a tentar diminuir esses números e o possível tempo de prisão.

Durante o julgamento, a acusação argumenta que a empresa "obteve lucros injustos de uma posição significativamente mais vantajosa do que os investidores em geral e prejudicou a justiça do mercado". Por outro lado, a defesa exigiu a suspensão da sentença e a redução das multas e sobretaxas, argumentando que “não pesquisaram ativamente informações privilegiadas”.

A deliberação final será tomada a 7 de julho e nesse dia Naka saberá o verdadeiro castigo que o espera.

Lê também