Criador de South Park critica a censura em The Stick of Truth
"Não é fixe - é lame, rídiculo e estúpido".
Matt Stone, um dos criadores de South Park, não está contente com a censura que foi aplicada nas versões das consolas de The Stick of Truth para a Europa, usando palavras como "lame, ridículo e estúpido" para descrever a decisão.
Nestas versões, as cenas censuradas foram substituídas por imagens estáticas com um texto escrito por Matt Stone e Trey Parker a descrever o que está a acontecer, mas ler e ver acaba por não ser a mesma coisa.
"Não íamos mudar os conteúdos, por isso escrevemos pequenos textos para explicar o que estava a acontecer, o que foi censurado, e fizemos uma piada sobre isso," disse Stone a conversar com o Metro.
"Estamos a falar de cenas com 30 ou 40 segundos, mas queríamos que as pessoas soubessem que: é isto o que tu não pudeste ver mas por alguma razão o resto do mundo pôde e não temos nenhuma ideia do porquê. Não é fixe - é lame, rídiculo e estúpido".
A decisão de censura veio da Ubisoft, a editora do jogo. Curiosamente, as versões das consolas para a América do Norte não foram censuradas. Explicando o motivo da censura, a Ubisoft citou razões ligadas ao marketing.