Criador de Super Smash Bros. não quer desperdiçar um segundo sequer
Mesmo que isso signifique remover tecnologia.
Masahiro Sakurai, criador de Super Smash Bros. na Nintendo, acredita que os videojogos não devem desperdiçar um só segundo da vida do jogador, para uma experiência o mais dinâmica possível, mesmo que isso signifique deixar de fora tecnologias.
Numa recente conversa organizada pela Hamster Corporation, na qual contou com Hideki Kamiya ao seu lado, Sakurai falou sobre os clássicos arcade e dos esforços desta companhia para preservar títulos de outras, através da série Arcade Archive. Para Sakurai, algo que deveria ser de extrema importância para as companhias é reduzir o tempo de espera ao iniciar um jogo.
“Quando estás nas arcadas, saltas rapidamente de uma máquina para a outra, mudas entre vários jogos. Mas porque é que não tens o mesmo impulso com os jogos Archive Arcade apesar de existirem tantos jogos à escola? Ao invés de meter uma moeda e começar de imediato o jogo, tens de carregar num ícone, esperar pelo logo, esperar pelo título, olhar para o ecrã de instruções, esperar que tudo carregue e depois ficas finalmente no ecrã principal, a partir do qual podes começar a jogar.”
“Quero medir o tempo que tudo isto dura e encurtar para um segundo.”
Sakurai persegue a filosofia de não deixar o jogador à espera, nem que seja ao permitir que o jogador passe tudo à frente ao esmagar um botão. Mais do que isso, Sakurai diz que Kirby Air Ride de 2003 ficou sem Dolby Surround pois não queria que o jogador ficasse à espera do fim da apresentação do logo no ecrã, algo que durava um segundo.