Criador de Wonder Boy fala sobre o que o motivou a fazer o jogo
Para ele Super Mario Bros. tinha uma jogabilidade frustrante.
O clássico Wonder Boy, que foi lançado em 1986, foi desenvolvido porque ao seu criador não lhe agradava a jogabilidade de Super Mario Bros.
Wonder Boy foi criado pela Escape para as arcades sendo adaptado mais tarde para as consolas Master System e Game Gear pelas mãos da SEGA. A Activision ficou a cargo das adaptações para ZX Spectrum, Commodore 64 e Amstrad CPC.
Numa entrevista concedida para o livro SEGA Mega Drive/Genesis: Collected Works, Ryuichi Nishizawa, fundador do estúdio que criou o jogo, disse que não gostava da jogabilidade do clássico Super Mario Bros. e que isso o impulsionou a fazer o seu próprio jogo.
"Penso que o que me motivou foi Super Marios Bros. para a Famicon", ou seja, a NES original que foi lançada no Japão. "Foi um grande sucesso no Japão naquela altura, mas eu não gostava do jogo. Tinha uma jogabilidade má. Para alguns era o seu ponto forte, mas eu odiava. Os movimentos não era bons. Era um jogo muito frustrante. Perguntei-me porque é que não me estimulava, e foi isso que me levou a fazer Wonder Boy."
Depois do primeiro jogo, foram chegando mais jogos pelas mãos da SEGA a cargo do estúdio de Nishizawa. Foram lançados dois jogos nas arcades, Wonder Boy in Monster Land e Wonder Boy III: Monster Lair, enquanto que nas consolas foram lançados Wonder Boy III: The Dragon's Trap para Master System, Wonder Boy in Monster World e Monster World IV ambos na Mega Drive.